People analytics: por que usá-lo no recrutamento e seleção?

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais delicados dentro da rotina do Recursos Humanos. Contratações acertadas são essenciais para o crescimento da empresa em vários aspectos. Graças a esse importância, há um investimento cada vez maior em tecnologias e práticas que possam tornar o recrutamento mais preciso e direcionado. Uma delas é o People Analytics, metodologia usada em diversas empresas para ajudar na gestão de pessoas.

Para saber mais sobre o People Analytics e como implantá-lo no recrutamento e seleção de talentos, acompanhe este post.

O que é People Analytics?

People Analytics é a coleta, análise e interpretação de dados que pode ser aplicada na gestão de pessoas para a solução de diversos problemas como: baixo engajamento, altos índices de turnover, redução da produtividade, absenteísmo, clima organizacional negativo, entre outros.

Essas informações ajudam na avaliação das questões e na elaboração de ações estratégicas, levando a soluções mais direcionadas. O People Analytics não substitui a intervenção humana, apenas serve como guia para ilustrar melhor as ocorrências e indicar o caminho para as melhores decisões.

As fontes de dados podem ser as mais diversas: e-mails, pesquisas entre funcionários, informações sobre demissões, números relacionados a resultados, avaliações de desempenho, entre outras.

Uso do People Analytics pelas empresas

O lançamento do livro “Moneyball” impulsionou o uso do People Analytics como ferramenta na gestão de pessoas. A história fala da trajetória de Billy Beane, técnico de baseball que começou a usar dados estatísticos para fazer as contratações do time. A equipe obteve uma sequência recorde de vitórias.

O Google foi uma das primeiras empresas a usar o people analytics em suas práticas de gestão. Extremamente rigorosa na seleção de profissionais para a contratação, a empresa realizava cerca de 12 entrevistas, em média, até escolher o próximo funcionário.

Decidiram então cruzar e analisar informações sobre esses processos e constataram que após a quarta entrevista, a empresa já tinha 86% de chances de fazer a escolha mais adequada.Diante desses fatos, o processo seletivo foi enxugado sem abrir mão da qualidade, resultando em redução de custos e otimização do tempo.

Dentre outras grandes corporações que usam o People Analytics estão o Walmart, que começou a aplicar a metodologia nos processos de recrutamento, diminuindo o prejuízo causado por funcionários que se desligavam da empresa em menos de 90 dias de contratação.

A IBM é outro bom exemplo. A empresa aplica a análise de dados na avaliação do clima organizacional e do comportamento das pessoas nas redes sociais durante a escolha dos próximos funcionários.

Por quê o People Analytics deve ser aplicado no recrutamento e seleção

Quando uma empresa abre uma vaga de trabalho, recebe um volume enorme de currículos para triagem e avaliação, que contêm as competências técnicas e as experiências anteriores dos candidatos.

Porém, nós sabemos que nem sempre essas informações são o suficiente: fatores comportamentais também devem ser considerados para uma contratação correta.

O People Analytics pode ser usado para entender qual é o perfil ideal de profissional para a sua empresa, avaliando os colaboradores atuais e seus resultados, além de identificar quais lacunas devem ser preenchidas no seu quadro de funcionários.

A partir dessas informações, é possível traçar um perfil ideal que vai servir como base para o recrutamento e seleção. O uso do People Analytics consegue levar em consideração vários aspectos que muitas vezes são ignorados em um processo seletivo comum, mas que fazem toda a diferença no engajamento e índices de produtividade da empresa.

O uso dessa ferramenta também permite uma busca ativa de profissionais. Entendendo o que a empresa precisa, os recrutadores podem atuar como headhunters, procurando o trabalhador ideal. Nesses casos, há a construção de um relacionamento, convidando e convencendo o profissional a atuar na empresa.

Com a aplicação do People Analytics, a organização consegue fazer uma contratação mais alinhada às suas necessidades e coerente com o clima organizacional interno.

Isso impacta no índice de turnover, ajudando no alcance de metas e aumento dos lucros corporativos. Contratações estáveis também colaboram com a formação do employer branding, destacando a corporação diante da concorrência, não só na atração dos demais talentos como na venda de seus produtos.

Se você está encontrando dificuldades para encontrar os melhores profissionais para a empresa, considere a possibilidade de aplicar o People Analytics no processo de recrutamento e seleção.

Outra boa opção é contar com a ajuda da Work4all, que conta com selecionadores especializados que podem colaborar com a localização do candidato ideal para a sua organização. Entre em contato para conhecer os nossos serviços!

Mais artigos e notícias.