Power skills que todo profissional do RH precisa ter!

As power skills são habilidades super importantes para aumentar a eficiência e produtividade no mercado de trabalho. Mas para entendermos do que se tratam as famosas power skills, antes precisamos conhecer outros 2 conceitos importantes: 

Soft skills

São as qualidades pessoais e intangíveis do profissional, apesar de serem mais difíceis de mensurar, são elas que avaliam se o candidato irá se encaixar na cultura da empresa.

Hard skills

São as capacitações técnicas que um profissional pode ter. Em geral, são as mais buscadas pelas empresas, apesar de não serem a melhor maneira de conhecer o candidato. 

Então o que são as power skills?

Podemos dizer que elas são um conjunto de todas essas competências tão requisitadas no mercado de trabalho. Vamos uma grande mudança no mercado atual na qual o profissional precisa ser mais do que o seu curriculo. Precisa saber interpretar cenarios criticos, se comunicar bem e ser capaz de resolver problemas com criatividade. Os profissionais que possuem essas qualidades, já tem uma grande vantagem competitiva e uma forte base para enfrentarem as mais diversas situações do dia a dia do trabalho.

Quer saber quais são as power skills mais requisitadas pelo setor de RH? Continue lendo!

Inteligência emocional 

Pode parecer óbvio, mas é uma das competências mais necessárias quando lidamos com outras pessoas.Estar próximo e saber se colocar no lugar do outro é o papel número 1 de um bom profissional do rh. Uma gestão de pessoas eficiente precisa de profissionais empáticos, que saibam se colocar no lugar no próximo e estejam dispostos a ouvir.

Gestão de tempo

Essa skill é importante não apenas para o setor de rh, mas para profissionais de todas as áreas. Saber gerenciar o tempo e aprimorar a realização de tarefas e organização de prazos está diretamente relacionado à produtividade e qualidade de vida. 

Pró-atividade

O profissional proativo toma a frente de decisões quando necessário, vai atrás de novas soluções e está sempre buscando aprender e se manter atualizado na área. 

Boa comunicação 

Saber comunicar suas ideias claramente e lidar com diferentes perfis comportamentais é ideal para o profissional de rh gerir a sua equipe de maneira clara e eficiente.

Saber trabalhar em equipe

É importante que o profissional saiba colaborar com o time. Mantendo um bom relacionamento, sabendo comunicar suas ideias e ouvir as do próximo e trabalhando junto para conseguir os melhores resultados. Afinal, cada pessoa é uma engrenagem trabalhando em conjunto para fazer a empresa funcionar. Cada colaborador tem o seu papel igualmente importante no sucesso coletivo!

Usar tecnologias a seu favor

Não é novidade que no mundo profissional as tarefas estão cada vez mais automatizadas. Utilizar de tecnologias pode ajudar a otimizar processos, identificar novos talentos e melhorar estratégias. Por isso, é importante estar aberto a conhecer e aprender a utilizar novas ferramentas no dia a dia do trabalho

Intraempreendedorismo

Essa habilidade consiste na capacidade de identificar novos desafios e oportunidades dentro da própria empresa. Esses profissionais impulsionam muito o crescimento do negócio, estão sempre ligados no que está rolando na empresa e ajudam a solucionar problemas e apontar novas e criativas estratégias.

Dica da work

Apesar do desenvolvimento das power skills ser de responsabilidade e interesse do próprio profissional, o RH como um todo sempre pode dar uma mãozinha, não é mesmo?

O setor de recursos humanos pode tomar decisões que fomentem a cultura organizacional e incentivem o aprendizado dos colaboradores. Oferecer cursos e workshops para seus colaboradores sempre uma boa ideia.

O importante é estar sempre buscando o autoconhecimento e a atualização profissional!

Um comentário

  1. Twicsy

    Wow, that’s what I was exploring for, what a stuff! present here at this webpage,
    thanks admin of this website.

  2. […] Com certeza uma das melhores vantagens é o aprendizado e desenvolvimento pessoal que o job rotation possibilita. A troca constante de experiências entre colaboradores e gestores, e as novas habilidades aprendidas em cada função fazem com que o colaborador esteja sempre em desenvolvimento. Essa ferramenta exige proatividade, motivação e claro, muito esforço do profissional, o que prepara ele para novas responsabilidades e ajuda no desenvolvimento das power skills. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *