Dicas da Work: como engajar seus colaboradores!

Ter profissionais engajados com o negócio, é o sonho de toda empresa. Construir boas equipes, com colaboradores comprometidos e que se sentem pertencentes é o desafio de todo líder. A gente sabe que nem sempre isso é fácil e por isso, hoje viemos bater esse papo sobre a importância de engajar seus colaboradores com dicas para você colocar isso em prática de uma vez por todas. 

O que é engajamento?

Quando falamos de engajamento, entendemos isso como a “participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância”. Ou seja, em uma empresa isso se mostra como a participação ativa dos profissionais de uma forma satisfeita. Mas o que isso significa? Levando em consideração o que os profissionais desejam em termos de carreira, crescimento e o que a empresa entrega, o engajamento é o quanto esses colaboradores sentem que fazem parte.

Quantas empresas escutamos buscando profissionais que “vistam a camisa da empresa” e que tenham “pensamento de dono”. Pois bem, isso acontece quando estas pessoas se unem em torno de um propósito, formando uma identidade e valendo-se de seus talentos individuais em benefício de um objetivo comum.

E isso é positivo para todos os lados!

O engajamento promove uma conexão positiva entre os colaboradores e a empresa, criando um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Os profissionais se desenvolvem melhor, em um ambiente natural e com incentivo ao pertencimento. E a empresa ganha profissionais engajados com a marca, um turnover menor e consequentemente um aumento de produtividade. Afinal, quanto mais pertencentes e engajados, os colaboradores se sentem mais livres para contribuir com ideias e participar dos projetos e atividades. Além disso, um ambiente com engajamento profissional promove a competição de forma saudável, onde todos os colaboradores têm a oportunidade e a vontade de crescer junto da empresa. E com isso, se aumenta a reputação, a autoridade de marca e a participação de mercado da empresa. 

Já deu pra entender a importância de uma empresa engajada né? Então confere só essas 7 dicas que a gente separou sobre como colocar tudo isso em prática:

Dicas da Work:

1. Pregue seus valores fundamentais

Ter colaboradores engajados significa ter profissionais que acreditam na força da empresa como marca. Isso significa que não adianta ter colaboradores que não acreditem nos mesmos valores da organização. Entender o perfil dos colaboradores que mais se adequa com o que a empresa acredita e atrair candidatos com esse pensamento é o primeiro passo para um time engajado

2. Pratique a transparência

Pregar os valores da empresa nos leva à segunda dica. Praticar a transparência é extremamente importante quando queremos um time com sensação de pertencimento. Os colaboradores precisam entender seu papel dentro da corporação e o que é esperado para entender o que a empresa  planeja em termos de crescimento, valorização e entrega para que não haja frustração dos dois lados.

3. Incentive a colaboração de grupo

Trabalhar em conjunto é outra forma importante de engajamento. Um ambiente saudável inclui boas relações interpessoais e a colaboração de grupo é uma das formas de criar uma relação harmoniosa entre os profissionais da empresa.  

4. Elogie

Reconhecer os profissionais é essencial para manter a motivação do time. Fazer reuniões em grupo e individuais para elogiar os acertos mas também remanejar algumas ações e “corrigir o rumo” é importante para os colaboradores entenderem o que estão fazendo certo e remanejar o que fizeram de errado.

5. Ofereça treinamentos

Promover formas diferentes para seu colaboradores se sentirem pertencentes é um dos papeis do líder. E isso pode vir em diferentes formas. Elogios, transparência e relações em grupo foram alguns dos exemplos que citamos, mas o constante aprendizado também é um deles. Se manter atualizado e informado é importante para os profissionais que sentem que estão crescendo, e para a empresa que garante melhores profissionais, sempre.

6. Veja os erros como parte do aprendizado

Errar faz parte. Como líder, sua função é fazer com que os colaboradores se sintam confortáveis com seus erros e visualizem isso como forma de aprendizado. Muitos colaboradores tem medo de errar e ser demitido, e isso inibe o crescimento e a sugestão de novas ideias. Crescemos com as falhas, e ter uma cultura que valoriza a sinceridade e a evolução a partir dos erros e acertos, pode ser o diferencial para o sucesso.  

Ufa!!  Depois de tanta dica, não tem como não colocar isso em prática. 

Mas não esqueça: O engajamento é importante não só depois que os colaboradores foram contratados na sua empresa. Ter engajamento durante todo o processo seletivo com a sua é essencial para manter essa cultura organizacional.
A gente escreveu um outro artigo sobre Os 6 pontos fundamentais para o engajamento durante o R&S”. Acessa lá! Tenho certeza que você vai tirar diversas dicas importantes para construir esse ambiente engajado, proativo, focado em resultado e com colaboradores felizes e motivados. 

Nesses ambientes, é possível aproveitar o melhor do todo para todos. 

Já ouviu essa frase antes? Pois é. Não é à toa que esse é o slogan da Work4all. 

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