Como a metodologia OKR vai te ajudar a alcançar seus objetivos?

Escutamos muito sobre diferentes métodos de gestão e de liderança. Saber definir os objetivos, entender prioridades e acompanhar métricas é um desafio constante não só para os líderes como para profissionais em geral.

Com o ritmo dinâmico dos novos modelos de negócios, novas formas de gestão também surgem para acompanhar esse crescimento. E o método OKR é um deles. 

Confira nosso artigo abaixo e use esse método para definir seus objetivos!

O que é o método OKR

OKR é um sigla para “Objetives and Key Results” ou na tradução “Objetivos e resultados-chave”. Esse método foi criado por Andrey S. Grove, ex-CEO da Intel, e ficou internacionalmente conhecido quando John Doerr, da Google, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa.

A metodologia OKR é a estratégia perfeita para empresas que buscam otimizar seus processos de forma simples porém eficiente.

De um jeito simplificado, o método se divide em:

“Eu vou” (Objetivo)
“Medido por” (Resultados-chave)

Ou seja, nos OKRs nós temos dois principais componentes:

Objetivos (O)

Os objetivos são uma declaração concisa da direção desejada pela empresa. Um bom objetivo tem que ser vividamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo.

O objetivo definido deve ser claro e específico, para ser não apenas uma meta do que se deve buscar, mas também para manter todos engajados na missão em questão.

Resultados-chave (KR)

Já os key-results são metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja alcançado com sucesso. Sem essa parte do planejamento, ficaria muito difícil alcançar os objetivos propostos. Afinal, eles servem de parâmetro para se determinar o quanto a empresa está perto de alcançar sua meta.

Podemos defini-los melhor como metas menores que são essenciais para alcançar o objetivo final.

Como por exemplo, caso o seu grande objetivo seja escalar suas vendas, podemos definir os seguintes key-resultes, que irão guiá-lo até sua meta:

  • KR 1: dobrar o número de leads mensais;
  • KR 2: diminuir o ciclo de vendas em 20%;
  • KR 3: enviar 80% dos leads mais qualificados para o fundo do funil;
  • KR 4: aumentar as receitas em 20% .

Qual o diferencial dessa metodologia?

Ficou claro que a OKR não é uma metodologia como as outras. Em geral, ela se mostra muito mais eficiente que as tradicionais, e isso se deve ao fato de suas metas serem organizadas em um período de tempo mais curto, o que permite fazer ajustes mais rápidos e torna as metas tangíveis para a equipe, além da clareza e transparência com que os objetivos são definidos, e os alinhamentos semanais que antecipam os resultados do trimestre.

Essa metodologia é uma das preferidas entre os líderes e colaboradores, por reforçar muito bem a cultura da empresa e envolver toda a equipe nas tomadas de decisão, focando nos resultados. Isso é pensar de forma estratégica e faz toda a diferença para destacar sua empresa no mercado!

Dica da Work4: Como estruturar a metodologia OKR na sua empresa?

1. Defina metas claras e específicas

A intenção dessa metodologia é ser uma maneira prática e clara de alcançar seus objetivos, por isso, não complique mais do que o necessário.

Defina metas claras, específicas e possíveis de serem alcançadas pela sua equipe, tanto para os objetivos quanto para os key results. Dessa maneira a equipe se manterá alinhada e motivada.

2. Envolva todos os colaboradores na elaboração dos objetivos

É muito importante envolver toda a equipe ao estabelecer os objetivos. O olhar de toda a equipe é importante e cada um tem algo para contribuir, por isso, distribua a criação entre líderes e colaboradores.

3. Seja razoável com os prazos

A eficiência da metodologia consiste nas metas serem mais curtas para facilitar todo o processo. Pensando nisso, defina prazos curtos. Eles serão responsáveis por manter o senso de urgência e a equipe sempre ligada, porém, dando tempo suficiente para produzirem.

4. Esteja sempre de olho nos resultados

Para que o processo seja eficiente, é essencial acompanhar os resultados constantemente. Avalie os resultados semanalmente, dessa maneira, a consistência do trabalho é mantida e é possível aplicar ajustes rápidos sempre que necessário, sem colocar muita pressão na equipe.

5. Seja transparente

A transparência e a boa comunicação são pontos-chave para que a metodologia seja bem aplicada. Para que ela seja bem sucedida, todos os integrantes do time devem estar alinhados em relação aos objetivos e para isso, eles também devem estar cientes de cada resultado atingido. 

Promova reuniões de alinhamento sempre que necessário e tente não colocar mais pressão do que o necessário em seus colaboradores, o importante é manter o processo claro para todos.

6- Saiba dividir e delegar tarefas

Para que o objetivo principal seja atingido, é necessário passar por cada uma das metas menores. E para isso, uma equipe organizada é primordial: busque distribuir as tarefas de maneira a não sobrecarregar e muito menos excluir ninguém. Ao dividir não apenas as tarefas, mas também as análises dos dados, o trabalho flui melhor e o desempenho da equipe vai nas alturas.

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Artigo escrito por: Kathryn Mendes – Mídias Sociais

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