A Gestão Estratégica de RH vai mudar sua empresa

Quando pensamos em ter uma área de RH bem estruturada e pensando no negócio, um termo vem na nossa cabeça: “RH Estratégico”. Apesar de ouvirmos isso direto, nem sempre esse termo é executado como deveria nas empresas. E isso se deve principalmente porque muitas vezes nem sabemos exatamente o que é ser estratégico. E é por isso que estamos aqui 🙂.

Ser estratégico demanda tempo e esforço, mas é a única forma para pensarmos a longo prazo e construir negócios de sucesso. Vamos juntos ser estratégicos? 

Afinal, o que é ser estratégico?

A palavra estratégia vem do grego strategia, e significa “plano para alcançar um objetivo”. Ou seja, uma pessoa que pensa de forma estratégica sempre busca coordenar seus recursos para alcançar com mais facilidade seus objetivos. 

E quem não quer isso? 

Pensar de forma estratégica permite que os planos sejam definidos com mais precisão pensando sempre no negócio. E quando falamos de negócio, automaticamente também falamos de gente. Negócio nenhum se constrói sem pessoas e quando entendemos que a parceria entre os dois é o que faz um negócio de sucesso, entendemos como o RH tem uma  grande participação em criar isso.

Uma boa gestão de pessoas, alinhado com as métricas e objetivos da empresa e focada em resultado define o perfil dos profissionais que são mais assertivos com o cargo e com as responsabilidades da vaga, durante a seleção por exemplo.
Mas não é só no Recrutamento que o RH tem participação e deve ser estratégico. O que as maiores empresas esperam (e precisam) de um RH é que ele fuja da parte burocrática. A gestão estratégica de RH pensa sempre à frente, e contribui para que o negócio alcance os objetivos traçados no planejamento anual. 

Como o RH pode ser estratégico na prática?

Chega de teoria. Na prática, como fazemos isso acontecer? 

Pois é, eu sei. Na teoria tudo é lindo, mas a gente precisa tirar os projetos do papel e colocar nossos planos em prática. Por isso, separei hoje 4 formas de como seu RH pode ser estratégico de verdade. 

DICAS DA WORK

  1. Seja proativo

Para que um RH se torne realmente estratégico, ele precisa mudar o pensamento de “apagar incêndios” para pensar sempre à frente. E isso demanda proatividade. 

Prever os problemas antes que eles aconteçam é melhor do que solucionar depois que eles já viraram grandes bolas de neve. Procurar melhorar e fazer diferente, sempre aperfeiçoando a atuação dos Recursos humanos é o primeiro passo para se tornar estratégico de verdade.  

  1. Assuma responsabilidade pelos seus colaboradores

Quando damos espaço para nossos colaboradores proporem novas ideias e darem sugestões, estamos também abrindo espaço para erros e acertos.
E tudo bem. Errar faz parte e deixar bem claro para os seus colaboradores que eles tem espaço para propor iniciativas e desenvolver o seu potencial, garante o desempenho estratégico que tanto buscamos.  E isso vale tanto pro RH como para os outros setores da empresa, viu? 

Estudos mostram como empresas que são abertas aos erros e propõe uma comunicação aberta e efetiva, têm maiores taxas de engajamento e consequentemente menores taxas de rotatividade. 

  1. Foque nas pessoas

Nada disso que falamos funciona se você não tem um foco em pessoas. Como empresa e como RH devemos sempre colocar os profissionais em primeiro lugar. São as pessoas que diariamente fazem tudo acontecer, e elas devem ser prioridade para a estratégia de RH. Transformando a empresa em um lugar seguro para propor ideias, com espaço para crescimento, planos de aprimoramento e recompensas, engajamos os profissionais a sempre darem o melhor de si.

Gente e negócio andam juntos, de mão dadas. Entender isso é colocar em prática uma empresa que pensa sempre à frente de forma sustentável, com foco em resultados e atraindo os melhores profissionais. 

Com isso, a empresa ganha em uma melhora da marca empregadora retendo os melhores talentos, aumento da produtividade dos colaboradores e consequentemente maior lucratividade. 

  1. Atraia melhores profissionais

Para concluir, devemos sempre planejar quem seriam esses profissionais. Quem melhor se adapta ao que pensamos e fazemos como empresa e que tenha uma visão parecida com o que a empresa também propõe. Atrair, recrutar e selecionar os melhores profissionais é a porta de entrada para começar essa máquina estratégica planejando e fazendo acontecer.

Gostou deste artigo? Você pode conferir mais em: www.work4all.com.br/blog ou seguir a nossa newsletter no LinkedIn e não ficar fora de nada.  Tem esse outro artigo aqui que escrevemos à um tempo atrás sobre os 5 pilares da Gestão Estratégica de RH. Que tal ler? Depois conta aqui pra gente o que acho!


Artigo escrito por: Isabella Rohde – Marketing e conteúdo

Um comentário

  1. […] para avaliar se eles estão sendo realizados ou não. Na hora de definir o prazo, pense sempre estrategicamente para evitar cronogramas apertados, que quando não cumpridos podem gerar frustação em ambas as […]

  2. […] carga de trabalho da equipe interna e abrindo espaço para o planejamento de metas e estratégias. O planejamento estratégico é um tema cada vez mais em alta, e a terceirização do RH cresce muito junto a isso. E é uma […]

  3. […] Esse é com certeza um dos benefícios que mais leva as empresas a aderirem ferramentas de IA.  Muitas das atividades repetitivas que precisam ser realizadas no dia a dia  das empresas podem ser evitadas ao serem automatizadas. Dessa maneira, os colaboradores ficam livres para focar em atividades estratégicas. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *