Como melhorar a confiança organizacional

Você já parou para pensar se seus colaboradores confiam em você?

No passado, o único modelo de liderança que conhecíamos era aquele rígido, que tentava impor e controlar, e no qual o “medo do chefe” era algo comum. Hoje o cenário está bastante diferente: lideranças autoritárias já não têm mais tanta força. Quem está roubando a cena mesmo e alcançando grandes resultados são os líderes que criam conexões, confiam e realmente se importam com seus colaboradores.

O que é confiança organizacional?

A confiança organizacional é o elo que mantém as pessoas unidas. Ela é a base de bons relacionamentos no ambiente de trabalho. É responsável por criar um bom clima organizacional, trazer excelentes resultados e manter uma boa relação entre toda a equipe.

Por quê estabelecer uma relação de confiança com sua equipe?

Imagine, um imprevisto acontece e seus colaboradores não sentem que têm espaço para conversar com você. Quando a situação chegar até você, o problema inicial provavelmente terá se tornado uma bola de neve e será muito mais difícil lidar com a situação.

Não apenas para prevenir problemas, mas a confiança é importante também para que as pessoas se sintam confortáveis para sugerir melhorias. Já pensou deixar uma ideia incrível passar só porque o colaborador estava com medo da reação dos seus colegas e gestores. Não dá né?

Os dois tipos de confiança

Você já ouviu falar em mais de um tipo de confiança? Pois é! Existem ao menos 2 tipos de confiança básica que todo gestor precisa ter com seus colaboradores. São elas:

Prática

Esse primeiro tipo está relacionado à qualidade e pontualidade de entregas de um colaborador. Temos confiança prática em um profissional se podemos contar com seus bons resultados, comprometimento e participação nas atividades propostas.

Sem dúvidas, sem a confiança prática, a qualidade do trabalho em equipe e, consequentemente, a produtividade do time são fortemente afetados.

Emocional

Já a confiança emocional se refere ao relacionamento afetivo entre as pessoas. Confiar emocionalmente em um indivíduo no trabalho, independente de seu nível organizacional, significa que você pode contar que essa pessoa está ao seu lado, torcendo pelo seu crescimento e sucesso, sempre com respeito e compreensão.

Esse tipo de confiança é mais complexo e, além de levar mais tempo para ser construída, exige mais dedicação e inteligência emocional de ambas as partes para se manter forte.

Um ambiente saudável de trabalho precisa ter esses dois tipos de confiança andando juntos sempre!

Dica da Work4: Como melhorar a confiança com seus colaboradores?

Melhore a comunicação e seja transparente

Como você vai confiar em um líder que não compartilha as informações? A transparência deve ser a base de qualquer relacionamento com confiança.

Exercite o diálogo todos os dias. Promova reuniões de alinhamento e deixe sua equipe a par de projetos e possíveis problemas. Mas não esqueça que você também está sujeito a receber feedbacks. E isso é ótimo! A partir desse retorno você saberá exatamente quais pontos precisa melhorar para tornar o dia a dia mais agradável para todos. Abrir espaço para conversa vai trazer novas perspectivas e novas soluções. Tente!

Saiba escutar

Saiba que uma relação unilateral não trará confiança alguma. Saber ouvir é essencial para criar empatia e construir uma relação de confiança e parceria. Em uma boa gestão é necessário que haja uma verdadeira compreensão, livre de julgamentos, de ambas as partes!

Dê feedbacks sinceros

Afinal, a única maneira de um indivíduo melhorar é se ele souber onde errou e o que pode ser aperfeiçoamento Por isso, implemente uma cultura de feedbacks circular, entre todos os colaboradores e gestores.

Empatia não pode faltar

Nada melhor para criar confiança entre duas pessoas do que empatia. Se colocar no lugar do outro é o primeiro passo para criar um relacionamento autêntico e de qualidade. Coloque-se no lugar do seu time e seja flexível, entenda suas angústias, desejos e necessidades. Esse é o primeiro passo para encontrar soluções que realmente irão fazer a diferença. Ter uma visão humana sobre a sua empresa e cada pessoa que trabalha nela, tornará os dias muito mais positivos para todos.

Promova a cooperação

É importante que a equipe saiba que pode contar não apenas com seu gestor, mas com seus colegas de trabalho, quando houver um problema. Por isso, realize dinâmicas e rodas de conversa, promova sempre a interação entre as pessoas e faça o possível para diminuir a competitividade. Afinal, em uma empresa o sucesso de um deve ser o sucesso de todos. A ideia é que os colaboradores se incentivem entre si, sempre buscando crescer como um todo.

Autoconfiança

Antes de tudo, como você quer que outras pessoas confiem em você se você nem ao menos confia em si mesmo? Esse é o primeiro aspecto a ser trabalhado. Confie no seu julgamento e na qualidade do seu trabalho e os outros confiaram também!

Pronto! Agora você já sabe por onde começar para criar um bom relacionamento com a sua equipe. É só começar!

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Artigo escrito por: Kathryn Mendes – Mídias sociais

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