Conheça as várias oportunidades para profissionais de RH

Oportunidade para RH
0

Atualmente, há diversas oportunidades para profissionais de RH atuarem no mercado de trabalho, e essas opções não se concentram apenas na atuação formal dentro de empresas. Com as mudanças nesse setor, as transformações na administração de funcionários e o uso massivo da tecnologia, o RH amplia o leque de chances para as pessoas que querem trabalhar com esse aspecto tão importante para o crescimento das organizações.

Neste post, falamos um pouco mais sobre as mudanças nessa profissão e apresentamos as oportunidades para quem é da área. Acompanhe!

A área de Recursos Humanos passa por mudanças

O setor de RH assumiu uma abordagem muito mais estratégica. Se antes os funcionários perdiam muito tempo com tarefas ligadas ao Departamento Pessoal — folhas de pagamento, cálculos de horas extras, controle de banco de horas, entre outros — hoje os especialistas estão mais voltados à valorização dos funcionários.

A importância dada à gestão de pessoas e ao aproveitamento de suas habilidades em prol do desenvolvimento da empresa muda totalmente a abordagem e o estilo de trabalho do RH. Tarefas como recrutamento e seleção, realização de avaliações de desempenho, criação e manutenção do clima organizacional têm um peso enorme.

O RH atua hoje como braço direito da diretoria e ajuda na tomada de decisões, fornecendo uma visão mais completa dos recursos que a empresa tem em relação aos colaboradores e como manejar isso da melhor forma.

Com essas mudanças, as oportunidades para profissionais de RH foram ampliadas, mas as exigências também são outras. Não é mandatório uma formação em psicologia. Pessoas com diploma em administração, direito e engenharia podem trabalhar na área, desde que busquem os conhecimentos necessários para atuar no setor.

Como os profissionais de RH podem atuar

As oportunidades para profissionais de RH são multiplicadas, graças à riqueza de funções que eles podem desempenhar. Com o foco voltado ao engajamento e melhoria dos resultados obtidos pela empresa, o departamento agora tem uma série de atividades que podem ser desenvolvidas. São elas:

  • Realizar a seleção e recrutamento de funcionários;
  • Desenvolver treinamentos;
  • Cuidar do clima organizacional;
  • Realizar avaliações de desempenho;
  • Montar planos de carreira;
  • Certificar-se do cumprimento dos direitos trabalhistas;
  • Melhorar a comunicação interna.

Vale lembrar que buscar conhecimento e especialização na área de interesse deixa a pessoa ainda mais apta a exercer a função e mais atualizada sobre mudanças e novas tecnologias que influenciam a rotina diária de trabalho.

Oportunidades para profissionais de RH

O mercado de trabalho oferece oportunidades para os profissionais de RH que alcançam todos os níveis de carreira, de estagiários a diretores, passando por profissionais liberais. Conheça algumas das opções:

Estágio em Recursos Humanos

Uma ótima oportunidade para quem quer dar o pontapé inicial na carreira durante os estudos. O estagiário em RH pode começar a aplicar o que aprende na faculdade e acompanhar a rotina de trabalho no setor, dando suporte no processo de seleção de talentos e organização de treinamentos.

Assistente de Recursos Humanos

Com a graduação, o profissional pode assumir responsabilidades maiores dentro da função, como a administração dos processos de recrutamento, acompanhamento de rescisões, integração de funcionários, etc.

Analista de Recursos Humanos

Dentro do cargo de analista, o responsável assume os processos de seleção de talentos e contratação, alterações de cargo, demissões e todas as atividades que envolvem mudanças no quadro de funcionários. O analista também pode desenvolver treinamentos e analisar resultados para a implantação de mudanças.

Gerente em Recursos Humanos

O gerente administra todas as atividades relacionadas ao RH da empresa. Ele tem contato direto com o departamento jurídico da empresa e responde pelas estratégias do setor para melhores contratações e aproveitamento do capital humano da empresa. O gerente em RH também conduz pesquisas e ações voltadas para o clima organizacional e implantação de plano de carreira.

Selecionador freelancer

Também há oportunidades para profissionais de RH que desejam trabalhar como freelancer, seja para ter mais liberdade ou uma renda a mais. É possível atuar como selecionador, ajudando a localizar os talentos ideais para preenchimento de vagas. Esse trabalho ainda dá liberdade para trabalhar de onde o profissional quiser, usando sua experiência e network para ajudar empresas com dificuldades em encontrar o perfil de funcionários ideal.

Sabendo das oportunidades para profissionais de RH, você pode entrar agora no site da Work4All e saber mais sobre o trabalho de selecionador freelancer e como iniciar nessa carreira!

Posts Relacionados

  • Jun 25, 2019
    Inbound Recruiting: RH e…

    INBOUND MARKETING Faz algum tempo que a área de RH deixou de ser considerada uma área de staff. Ela subiu no organograma e passou a..

    0 Saiba Mais
  • May 16, 2019
    Nutrição do network: como…

    Investir em uma boa nutrição do network pode fazer toda a diferença no seu sucesso como recrutador. Algumas vagas podem surgir rapidamente, com prazo curto..

    0 Saiba Mais
  • May 16, 2019
    Empreendedorismo em Recursos Humanos:…

    O empreendedorismo é uma tendência marcante para o futuro do mercado de trabalho. Cada vez mais as chances de ter um emprego fixo, com carteira..

    0 Saiba Mais
  • Apr 21, 2019
    Você está por dentro…

    O Recursos Humanos é uma das áreas que mais sofre mudanças na empresa. Adaptar-se a elas rapidamente a ponto de liderar as organizações nestes processos..

    0 Saiba Mais
  • Feb 21, 2019
    5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE…

    Já estamos em março. Para quem diz que o ano só começa após o carnaval, já pode ir aquecendo os motores e se atualizando em..

    0 Saiba Mais
  • Feb 18, 2019
    People analytics: por que…

    O processo de recrutamento e seleção é um dos mais delicados dentro da rotina do Recursos Humanos. Contratações acertadas são essenciais para o crescimento da..

    0 Saiba Mais
  • Dec 15, 2018
    Como identificar chances de…

    Saber avaliar as chances reais de engajamento no processo seletivo pode ajudar a empresa a contratar melhor e diminuir os índices de turnover. Promover o..

    0 Saiba Mais
  • Dec 13, 2018
    É possível trabalhar de…

    O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência em crescimento no mundo todo. Uma pesquisa divulgada pelo diz que 32,5% da população mundial economicamente..

    0 Saiba Mais
  • Nov 24, 2018
    É possível trabalhar de…

    O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência em crescimento no mundo todo. Segundo informação divulgada pelo , 32,5% da população mundial economicamente ativa..

    0 Saiba Mais
  • Nov 21, 2018
    Quanto custa a contratação…

    Acertar na contratação de profissionais é um dos grandes desafios enfrentados por CEOs e pelo RH da empresa. Ter os talentos certos, com as habilidades..

    0 Saiba Mais
  • Jan 28, 2018
    COMO A TECNOLOGIA ESTÁ…

    Finalmente a área de RH tem a tecnologia para apoiá-lo em seus processos internos. O RH talvez seja uma das últimas áreas a receber aporte..

    0 Saiba Mais
  • Nov 5, 2017
    RH ESTRATÉGICO OU AÇÕES…

    A atuação estratégica do RH sempre foi muito questionada. Este movimento ganhou força em 2015 com a publicação de um artigo na escrito por  -..

    0 Saiba Mais
  • Aug 23, 2017
    Inovação – Para onde…

    Nos dias 13, 14 e 15 de agosto aconteceu a UN Global Summit 2017 em São Francisco – Califórnia.  O evento, que acontece anualmente, junta..

    0 Saiba Mais
  • Jul 13, 2017
    ECONOMIA COLABORATIVA – VOLTAMOS…

    Muitos negócios estão surgindo com base na tal da economia colaborativa. O nome é moderno e de cara as pessoas imaginam uma coisa meio “new..

    0 Saiba Mais
  • Jun 27, 2017
    CULTURA ORGANIZACIONAL – O…

    Uma cultura organizacional forte é o elemento capaz de sustentar grandes empresas em crescimento ou resgatar corporações em momentos de crise. A cultura de uma..

    0 Saiba Mais
  • May 24, 2017
    Os 6 pontos fundamentais…

    Há muito se fala em Capital Humano. Mas o que realmente isto quer dizer? Muitas empresas falam em capital humano referindo-se aos seus colaboradores. Os..

    0 Saiba Mais
  • May 24, 2017
    7 PASSOS PARA UM…

    Selecionar bons profissionais para trabalhar é uma das principais atividades das empresas. É muito importante que um processo seletivo seja bem conduzido contribuindo para a..

    0 Saiba Mais
  • May 12, 2017
    CONTRATAR É COISA SÉRIA

    Mensalmente o Brasil demite e contrata aproximadamente 5 milhões de profissionais, considerando a rotatividade média brasileira fornecida pela IBGE. Isto acontece independentemente dos quase 15..

    0 Saiba Mais
  • Feb 11, 2017
    Como as empresas tratam…

    A maioria das empresas ainda vive uma relação paradoxal com o mercado de trabalho. O paradoxo está no modo como as empresas aproveitam mal os talentos internos...

    0 Saiba Mais

Deixe seu comentário