Busca booleana: a ferramenta que vai agilizar seu recrutamento e seleção!

Já pensou ter uma ferramenta que te ajuda a encontrar os melhores talentos? Afinal, para que esperar a candidatura quando você pode ir direto atrás dos melhores candidatos? 

Te apresentamos a busca booleana!

O que é busca booleana?

Ela é uma ferramenta que te ajuda a encontrar informações de maneira mais precisa através de palavras-chave e operadores como, AND, OR e NOT, produzindo assim resultados assertivos, que fazem toda a diferença no processo de recrutamento e seleção.

A lógica booleana surgiu no século XIX como um sistema binário e por isso, para sua utilização seria necessária a utilização de operadores lógicos. A busca booleana é nada mais que a aplicação dessa lógica nos sistemas de pesquisa, restringindo as buscas filtrando os resultados para o usuário.

A cada dia que passa percebemos mais e mais como a tecnologia pode impactar o recrutamento positivamente e facilitar o dia a dia dos profissionais de RH.

Conheça os operadores da busca booleana

Vamos te apresentar os 3 operadores booleanos que são responsáveis por restringir os resultados e entregar os resultados mais precisos.

Em geral, a maioria dos motores de busca como o Google, por exemplo, utilizam esse método de pesquisa.

AND ou E

Esse operador associa duas ou mais palavras, fazendo com que o resultado da busca contenha ambos os termos escolhidos.

Imagine que você está buscando um gerente de vendas experiente. Ao buscar o cargo no LinkedIn em segundos você encontrará milhares de resultados. Mas e se você quiser restringir esses dados? Ao adicionar “São Paulo”, por exemplo, você encontrará apenas candidatos desta região, acelerando muito o seu processo. E isso pode ser realizado com os mais diferentes dados ou requisitos.

OR ou OU

Já este operador funciona como o oposto. Ao invés de associar palavras ele entrega resultados que apresentem pelo menos um dos parâmetros escolhidos. 

Seguindo outro exemplo, você pode buscar por “publicidade OU marketing” e obter candidatos que tenham uma das duas formações.

NOT ou NÃO 

O NOT também tornará sua busca muito mais eficiente. Ele é responsável por restringir os resultados de algum dado específico. 

Isso pode ser observado ao buscar por “administração NOT marketing”, dessa forma serão eliminados todos os candidatos formados em marketing.

O poder das aspas para palavras compostas

Uma ótima dica para você testar na sua próxima dica é o uso das aspas: “ “.

Quando buscamos por um termo entre aspas, os resultados contêm a frase exatamente como foi pesquisada, é a melhor maneira de realizar buscas quando queremos agrupar palavras específicas. Essa dica é muito útil para buscar por cargos que possuem mais de uma palavra como título.

O uso dos parênteses

Além das aspas, há outra maneira de realizar buscas agrupando palavras: utilizando parênteses: ( ). Neste caso, eles são ideais para pesquisar pesquisas mais complexas.

Como a busca booleana beneficia o recrutamento e seleção?

Cada vez mais vemos a necessidade de construir RHs estratégicos. E principalmente nos processos de recrutamento, as tecnologias vêm se mostrando como as melhores amigas do RH na hora da busca ativa por candidatos.

Até então conhecemos muito bem o modelo de atração passiva, no qual a empresa divulga suas vagas em aberto e aguarda pacientemente pelas candidaturas. E apesar desse modelo ser funcional, nem sempre é a melhor opção. Por isso surgiu o hunting.

O hunting é a busca ATIVA de candidatos. Nela o RH busca de maneira direta os melhores candidatos e lhes apresenta a oportunidade, sendo uma maneira muito eficiente e, até mesmo mais rápida, de encontrar talentos. E a busca booleana é responsável por otimizar esse processo ainda mais!

Uma ótima dica é aplicar a busca booleana no LinkedIn. Juntando a maior plataforma profissional do mundo com essa ferramenta de pesquisa, os resultados mostrarão uma rede já filtrada de profissionais que se encaixam nas suas necessidades. Mas, não se esqueça, a triagem dos candidatos continua sendo uma etapa essencial na sua busca pelo candidato ideal. 

A busca booleana entrou no RH para ficar! Ela torna os processos mais ágeis e eficientes, levando qualidade ao hunting e abrindo inúmeras portas para o recrutamento.

Gostou deste artigo? Você pode conferir mais em: www.work4all.com.br/blog ou seguir a nossa newsletter no LinkedIn e não ficar fora de nada.  Tem esse outro artigo aqui que escrevemos à um tempo atrás sobre os 5 pilares da Gestão Estratégica de RH. Que tal ler? Depois conta aqui pra gente o que acho!


Artigo escrito por: Kathryn Mendes – Mídias Sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *