Avaliação de desempenho: Como avaliar seus colaboradores?

Acompanhar o desempenho dos colaboradores é fundamental para conseguirmos medir e analisar como esse profissional está caminhando dentro da empresa. Todo mundo fala sobre a importância de dar feedbacks, mas se eles não são assertivos e baseados em análises, quem dá o feedback não tem base para poder avaliar o desempenho e o profissional avaliado não entende onde melhorar. Por isso, existem ferramentas de avaliação de desempenho que nos ajudam a analisar a performance individual e coletiva das pessoas e como elas estão cumprindo suas atividades.

Vamos conhecer mais sobre como fazer uma boa avaliação de desempenho?

Como é feita a avaliação de desempenho e quais são seus objetivos?

Como falamos, a avaliação de desempenho é uma metodologia que ajuda a entender o desenvolvimento e desempenho de um colaborador, esperado pela organização. Analisando tanto as hard skills quanto as soft skills colaborador, seja treinamentos, promoções ou até desligamentos. Existem várias objetivos e benefícios com a avaliação de desempenho, como por exemplo definir metas e conseguir avaliar se elas estão sendo cumpridas ou não, identificar pontos de melhoria no time, observar os pontos fortes e fracos dos colaboradores, oferecer treinamentos para melhorar o desempenho e melhorar o engajamento dos colaboradores.

Tipos de Avaliação de desempenho

Existem diversos tipos de avaliações de desempenho. Algumas das mais utilizadas são:

1. Matriz 9 box

Chamada por nine box, essa ferramenta é muito utilizada pelas empresas para planejar as mudanças nos quadros de colaboradores. Ela ótima para promover uma boa gestão de pessoas e oferecer uma boa visão do negócio, para identificar os talentos da empresa e formar novos líderes, analisando o desempenho durante a sua jornada na empresa e descobrindo potenciais líderes para o futuro.

2. Autoavaliação de desempenho

A autoavaliação de desempenho é bem famosa e bastante utilizada. Ela promove uma autoavaliação dos profissionais em relação as suas entregas. É legal sempre balancear a autoavaliação com outros tipos de avaliação para ter uma resposta mais completa sobre o desempenho dos colaboradores. Na autoavaliação o profissional lista seus pontos fortes e fracos e promove uma análise de seu próprio desempenho, conseguindo uma visão do que pode ser melhorado e melhorando os processos e entregas.

3. Avaliação da equipe

A partir da avaliação da equipe, é possível enxergar como está o alinhamento do time e entender se todos caminham para os mesmos objetivos. Diferente das avaliações individuais que buscam valorizar a autoanalise, a avaliação da equipe promove a visão do todo e a troca de conhecimento e experiências entre os colaboradores.

4. Avaliação por objetivos

Esse tipo de avaliação é bem antiga, criada na decada de 50 nos EUA. Ela tem como intenção analisar os objetivos traçados e o andamento deles. Esse método é interessante porque além de promover o estudo do próprio desempenho, também permite ao colaborador a responsabilidade de estabelecer mudanças para alcançar os resultados desejados. Seja revisando o cumprimento das metas ou vendo se os resultados atingidos são os esperados, esse tipo de avaliação permite a idependencia do colaborador de se autoavaliar e cumprir os resultados esperados.

5. Avaliação do líder

E por último, a avaliação do líder é muito importe. Lembra que falamos da importãncia do feedback? Usar dessas outras análises para compor um feedback mais assertivo e direcionado é extremamente importante para que os colaboradores entendam se estão no caminho certo e atingindo os resultados esperados. Mas não se esqueça! também é importante não só o líder avaliando os colaboradores, mas como os colaboradores avaliando os líderes!Nesse caso, é a equipe quem responderá a perguntas sobre a performance dos seus líderes. Eles também serão analisados pelos seus superiores,ganhando uma visão mais completa sobre seu trabalho e quais pontos devem ser melhorados.

Agora que você entendeu sobre a importância da avaliação de desempenho e conheceu diversos métodos, está na hora de colocar em prática. Avalie seus colaboradores e tenha uma gestão de pessoas assertiva, humanizada e voltada para resultados!

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Artigo escrito por: Isabella Rohde – Marketing e conteúdo

Um comentário

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