Como serão as profissões no futuro?

Todos os dias vemos grandes inovações tecnológicas, novas profissões e novas maneiras de se trabalhar. 

A incerteza de como será o futuro pode ser assustadora, mas como será o futuro do trabalho? E se eu te disser que o futuro está mais próximo do que você imagina?

Afinal, como será o mercado profissional no futuro?

Maior flexibilidade 

A flexibilização da jornada de trabalho já pode ser observada nos dias de hoje. 

O trabalho remoto já está sendo adotado por grandes empresas, pela qualidade de vida e praticidade que proporciona. Seja no café, em casa ou em um coworking, o seu escritório será onde você quiser.

Além disso, haverá maior flexibilidade nos horários. O colaborador será cada vez mais responsável pelo seu cronograma de trabalho, organizando as atividades pessoais e profissionais de acordo com o que for melhor ajudá-lo a manter uma rotina saudável e alcançar seus objetivos.

Mais diversidade nas empresas

É de se esperar que as políticas de inclusão que já estão sendo implantadas nas grandes empresas continuem a crescer e mostrem grandes resultados no futuro.

A tendência é que o ambiente de trabalho seja cada vez mais diverso, entretanto, isso irá resultar em maior concorrência profissional. O candidato mais atrativo será selecionado, sem levar em consideração gênero e idade, por exemplo.

Tecnologia e integração 

É claro que, falando de futuro, não podemos deixar a tecnologia de lado. Os avanços tecnológicos continuarão a aparecer com força e virão para agilizar e facilitar tarefas do dia a dia. As profissões serão cada vez mais automatizadas e integradas ao mundo virtual.

As Profissões do futuro

Claro que, com todas as mudanças e avanços que a maneira de trabalho irá enfrentar, as profissões não poderiam ficar de fora dessa.

Enquanto podemos esperar que certas profissões acabem se tornando obsoletas, não há dúvidas que novas profissões irão surgir e ganhar destaque no mercado internacional.

É de se esperar que, com todo o avanço tecnológico que já observamos todos os dias, que as áreas relacionadas diretamente com tecnologia terão grande palco no mercado.

Cargos como designer de experiência do usuário, analistas de Big Data, cientista de dados e especialistas em telemedicina. Além dessas funções, setores como os de biotecnologia, marketing digital, engenharia de software também estarão em crescimento e buscando novos talentos.

Entretanto, alguns cargos como operador de telemarketing, corretor de imóveis, secretários, caixas de supermercado e atendentes de bancos são apensas algumas das profissões que deixarao de existir, ou exigirão cada vez menos profissões.

O principal motivo é a tecnologia, claro. Muitas das tarefas realizadas por esses profissionais podem ser automatizadas por novas tecnologias. Inclusive, estudos como o da empresa ManpowerGroup, mostram que cerca de 65% dos empregos que a “Geração Z” (pessoas nascidas entre 1998 e 2010) terá, nem existem ainda. Então nos resta estar preparados desde já para o que o futuro nos guarda.

O profissional do futuro

Agora que você já sabe como serão as profissões nos próximos anos, deve estar imaginando: como serão os profissionais que assumirão essas posições?

O trabalhador do futuro precisará acima de tudo, saber se adaptar a diferentes cenários. As empresas estão sempre se adaptando às mudanças do mercado que se tornarão cada vez mais frequentes.

Agilidade nas entregas e para lidar com problemas, também será muito esperada. Além de boa comunicação, que é essencial principalmente para cargos de liderança.

Todas essas qualidades e outras como inteligência emocional, autoconhecimento e pensamento crítico, analítico e inovador são apenas algumas características que serão exigidas do profissional.

Quer saber mais como será o cenário do trabalho no futuro e como se preparar para as mudanças que virão?

Leia também nosso e-book gratuito sobre “O Impacto da Tecnologia no Futuro do Trabalho”!

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *