Você está por dentro das ideias que estão trazendo inovação para o RH?

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O Recursos Humanos é uma das áreas que mais sofre mudanças na empresa. Adaptar-se a elas rapidamente a ponto de liderar as organizações nestes processos é o que diferencia e agrega valor ao setor. Justamente por lidar com pessoas, é um setor dinâmico e que sofre influências das mudanças comportamentais e das inovações tecnológicas. Atualmente, podemos observar algumas tendências que estão transformando o ramo e enriquecendo o trabalho. Conheça as ideias que estão trazendo inovação para o RH:

Uso do People Analytics

O Big Data — capacidade de captar e relacionar informações produzidas em grande volume — revela diversas informações importantes sobre a empresa e pode indicar caminhos para uma tomada de decisão mais acertada e direcionada às estratégias corporativas.

Para o RH, há a aplicação do People Analytics, que procura mensurar resultados para entender e tornar os funcionários mais engajados, produtivos e felizes no ambiente de trabalho.

Essas informações alteram a gestão de pessoas da empresa, atuando de maneira mais estratégica e mudando a relação entre organização e colaboradores, promovendo uma profunda inovação para o RH.

Gamificação de tarefas

A gamificação é uma estratégia que traz excelentes resultados no engajamento dos profissionais. Com o uso de elementos de jogos (games), essa técnica estabelece metas para os funcionários e torna as tarefas mais divertidas, estimulando competições sadias e tornando a rotina mais lúdica.

A tentativa de buscar o engajamento para melhorar a produtividade é uma marcante inovação para o RH e para o ambiente corporativo como um todo.

Estratégias de marketing para a atração de talentos – recruitment marketing

Cada vez mais o processo de atração de profissionais é uma via de mão dupla: por um lado, as empresas procuram as pessoas mais talentosas no mercado de trabalho; por outro, os candidatos querem se vincular a empresas com bom ambiente, que valorizem os funcionários e que abram espaço para o desenvolvimento.

Com isso, além da preocupação em oferecer as melhores condições possíveis, a organização procura divulgar seus diferenciais como atrativos no mercado de trabalho, fazendo um verdadeiro marketing.

Podemos entender esse trabalho como Employer Branding — a construção de uma imagem empregadora positiva, para que consiga sair à frente concorrência na atração dos profissionais mais capacitados e, consequentemente, atingir melhores índices de produtividade, qualidade e inovação.

Atrair profissionais que se identificam com os propósitos e negócios da empresa é uma tarefa cada vez mais difícil. A área de RH começa a incorporar em suas rotinas técnicas de inbound marketing. A ideia similar a um funil de vendas é a de promover o engajamento e uma experiência única ao candidato. Apoiada no Employer Branding as empresas nutrem e alimentam os possíveis candidatos mesmo antes que se apliquem as oportunidades disponíveis. Não se trata mais de um banco de talentos, mas de um funil de atração capaz de prover uma experiência única em praticamente todos os pontos de contato com o candidato. Estamos falando de recruitment marketing.

Implantação da carreira em W

O plano de carreira em Y era o modelo mais comum nas empresas, mas essa estrutura está sendo substituída pela carreira em W.

E o que isso significa?

Nesse modelo, os profissionais podem assumir cargos gerenciais ou técnicos enquanto subiam na hierarquia corporativa, assim como na carreira em Y. Porém, agora têm uma outra possibilidade: a de assumir a gestão de projetos, uma excelente alternativa para quem quer subir na carreira e assumir cargos de liderança, sem abrir mão de seus conhecimentos técnicos e experiência.

A carreira em W é uma das novidades que está trazendo inovação para o RH e mudando a realidade das empresas.

Entrevistas à distância

O encurtamento das distâncias provocado pela tecnologia traz uma liberdade maior na hora de fazer o recrutamento profissional, o que também traz inovação para o RH. Dependendo da função, é perfeitamente possível contratar alguém muito competente, mas que mora em outro estado ou país, e contar com a atuação em sistema home office.

Para abrir caminho para isso, o RH pode instituir a realização de entrevistas por videoconferência, aumentando o leque de possibilidades.

Essa opção pode ser considerada até mesmo para candidatos que morem em uma região próxima, por ser uma alternativa mais barata e que otimiza tempo, somando pontos para a empresa.

Recrutamento com uma rede colaborativa

Uma nova proposta para atrair e recrutar candidatos é a terceirização desse serviço. No caso, a empresa fecha um contrato de prestação de serviços especializado no recrutamento e seleção dos melhores profissionais do mercado.

Essa terceirizada conta com um time seleto de headhunters que, por meio de sua experiência e conhecimento de mercado, conseguem localizar e recomendar os profissionais mais indicados para o preenchimento da vaga, levando em consideração suas competências técnicas e comportamentais.

Essa modalidade inverte a lógica de contratação e partindo da cultura da empresa é possível conhecer, por meio de um networking empático, a pessoa candidato. Somente após a verificação do fit cultural verifica-se as habilidades técnicas. Trata-se de uma alternativa muito interessante para as empresas, que terão acesso a uma seleção especializada, de acordo com a sua demanda. Os profissionais internos de RH ficam livres para outras ações estratégicas, como a gestão de pessoas e o acompanhamento de avaliações de desempenho.

Leve inovação para o RH da sua empresa

Empresas como a Work4All contam com as ferramentas mais modernas para fazer esse trabalho inovador de recrutamento e seleção, resultando em uma contratação mais acertada para a sua empresa e ajudando na construção de uma equipe coesa a menores custos. Confira!

Agora que você já sabe quais fatores estão trazendo inovação para o RH, que tal entrar em contato com a Work4all e conhecer a solução que vai mudar o seu processo seletivo?

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