Tecnologia e mudanças no trabalho: prepare-se e seja o seu próprio futuro

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As mudanças no trabalho do futuro podem deixar algumas pessoas preocupadas, mas representam novas oportunidades para muitas outras. A tendência da queda do vínculo empregatício e a valorização da prestação de serviços abre espaço para o surgimento de novas ideias, propostas diferentes de negócios e valorização do conhecimento e criatividade.

Para saber mais sobre como se preparar para os próximos anos, continue lendo este post.

O que a tecnologia reserva para as mudanças no trabalho?

As transformações que o mundo está enfrentando e à troca de informações em tempo real estão transformando várias profissões.

Essas modificações deixam os trabalhadores preocupados em relação à sua sobrevivência e adaptação a uma nova realidade.

Na verdade, o que os novos cenários apontam é um terreno muito mais amplo e livre para as pessoas trabalharem. Sim, isso significa o desaparecimento de muitas funções, mas ao mesmo tempo a abertura de espaço para novas iniciativas, favorecendo o surgimento de ideias disruptivas.

Bilionários do Vale do Silício defendem a tese de que os governos devem subsidiar uma renda mínima para todas as famílias, independentemente da sua condição atual. Esse subsídio serve como base para o desenvolvimento de novos negócios, criação de empresas e geração de emprego.

Destacamos aqui cinco características principais que o profissional deve ter para enfrentar as mudanças no trabalho. São elas:

1. Capacidade de reinvenção

O mercado vai passar por diversas transformações: boa parte das profissões atuais vão se tornar obsoletas, enquanto a maioria das funções que existirão em 2030 sequer foram criadas.

A revolução tecnológica vai tornar diversos trabalhos desnecessários, ao mesmo tempo em que vai abrir espaço para o surgimento de novas oportunidades.

Vai se destacar o profissional capaz de buscar novos conhecimentos e se reinventar para atender às demandas que surgirem.

2. Inteligência emocional

Com o crescimento da prestação de serviços, o contato direto com colegas, clientes e fornecedores será mais comum. Para que essa dinâmica se desenvolva bem, é essencial desenvolver a inteligência emocional.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, de resolver situações complexas e de resistir sob pressão são características importantes para ser bem-sucedido e enfrentar as mudanças no trabalho.

3. Capacidade de liderar pessoas

A liderança não se resume a delegar tarefas e cobrar resultados. Uma boa liderança corresponde à hierarquia horizontal, capaz de inspirar e envolver pessoas. Também está relacionada à capacidade de formar equipes coesas e engajadas no alcance de um propósito.

Com a tendência do trabalho mais focado na prestação de serviços e menos descentralizado em grandes empresas, a necessidade da formação de times para atendimento a uma demanda tende a crescer. Com isso, características de liderança serão muito valorizadas.

4. Empreendedorismo

Uma atitude empreendedora vale para quem trabalha por conta própria ou com carteira assinada. Ter a cabeça voltada para resultados, pensando em executar as tarefas em menos tempo e com mais qualidade, é um aspecto importante para enfrentar as mudanças no trabalho.

Também entram aqui questões como gestão do tempo, organização de metas, noções de administração financeira, entre outros conhecimentos importantes para quem quer gerir o próprio trabalho de maneira satisfatória.

A maior tendência do mercado dos próximos anos é que o profissional tenha capacidade de executar suas obrigações por si só e engajado, sem a necessidade de cobranças por terceiros. Essa característica é válida tanto para quem vai criar a própria empresa como para quem pretende crescer em grandes corporações.

5. Capacidade de conquistar clientes

A autopromoção é uma característica importante para sobreviver no mercado de trabalho e deve se destacar ainda mais. Saber se vender como profissional é indispensável para evidenciar suas qualidades e convencer o empregador a escolher você entre tantos outros candidatos.

Mais do que isso, nos próximos anos, quando as relações profissionais forem mais voláteis, saber divulgar os benefícios do próprio trabalho será essencial para conquistar novos clientes e conseguir ter uma prestação de serviços contínua.

O profissional que tiver ciência das mudanças no trabalho e começar a se preparar desde já para novos cenários tem mais chances de alcançar o sucesso, garantir um bom retorno financeiro e se manter relevante.

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