Inbound Recruiting: RH e Marketing Trabalhando Juntos

INBOUND MARKETING

Faz algum tempo que a área de RH deixou de ser considerada uma área de staff. Ela subiu no organograma e passou a ser fundamental para as decisões estratégicas das empresas.

Um bom profissional de RH é próximo ao negócio e entende as variáveis de mercado, traçando tendências e utilizando a criatividade para manter as equipes competitivas. Ele faz isso atraindo, engajando, desenvolvendo e reconhecendo seus talentos entre outros desafios da área. Ter uma cultura forte, conectada com a diversidade, com as diferenças entre as gerações e avanço da sociedade é fundamental para isso.

Traçar tendências, conhecer os concorrentes, clientes, tecnologias e transformar tudo isso em dados relevantes é o que as áreas de negócio fazem melhor. Recentemente o RH deixou de apenas falar e passou a transpirar negócio. Nos últimos dois anos avançou bastante no quesito tecnologia e passou a praticar o que todo mundo sabia menos o RH:

“Negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas.”

Se aproximar dos negócios não é mais suficiente. É preciso chegar ao maior número de pessoas possível. Nenhuma ferramenta é mais poderosa para isso do que o marketing digital.

O inbound marketing ou marketing de atração é uma técnica para atrair clientes por meio de conteúdo relevante. É a forma mais eficaz não só para atingir um número maior de pessoas, como de educá-las e engajá-las com uma proposta de valor.  

Atrair, engajar com a cultura ou uma proposta de valor não são funções estratégicas do RH?

INBOUND RECRUITING

Utilizando as mesmas técnicas do inbound marketing (marketing de atração) o inbound recruiting visa atrair candidatos por meio de conteúdos relevantes e conectados com a marca empregadora (employer branding).

Se no inbound marketing as personas correspondem ao perfil ideal de cliente (ICP – Ideal Customer Profile), no inbound recruiting a persona corresponde ao perfil ideal de candidatos.

Com a oferta de conteúdos relevantes em troca de informações, esse candidato vai validando seu perfil. Ele avança por etapas, sendo qualificado como é feito em um funil de marketing. É o mesmo funil adaptado para um processo de recrutamento e seleção.

Eric Holwell – https://business.linkedin.com/talent-solutions/blog/talent-analytics/2018/recruitment-marketing-tools-and-how-to-use-them

O funil de recrutamento permite ao RH medir suas ações de atração e ainda organiza cada etapa do processo seletivo.

As etapas do funil representam a jornada do candidato até o momento de aplicação. Com as etapas organizadas e a jornada definida, o RH pode produzir boas experiências ao candidato, trabalhando cada vez mais e melhor a percepção positiva da marca empregadora.

A Matchbox é uma HRTech super legal, que conhece como ninguém a jornada do candidato, especialmente dos jovens candidatos. Fera em recruitment marketing, programas de estágio e trainee, transforma os processos seletivos em verdadeiros games oferecendo experiências únicas para selecionadores e candidatos.  

Na prática, o inbound recruiting permite que os processos seletivos sejam aplicados em quem realmente deseja fazer parte do seu time. Sem desperdício de tempo da empresa e, principalmente, do candidato.

Quais são os benefícios do inbound recruiting?

 Eficácia no processo

As técnicas de marketing utilizadas no inbound recruiting e no funil de recrutamento melhoram o conceito do banco de talentos. Utilizados durante muitos anos pelos RHs, mas que nunca funcionou realmente.

Mais eficaz que um banco de talentos é um banco de pessoas que desejam a sua marca. A partir daí os processos seletivos finalmente corrigem seu fluxo, iniciando pela convergência de valores e não pelas habilidades técnicas.

Redução de custos

Com um processo mais rápido, menor será o tempo que o RH vai dispor para realizar o recrutamento. Além disso, o recrutamento torna-se uma opção. O resultado deste processo é uma vitrine de pessoas engajadas com a marca – lembrem-se disso! – isso pode resultar em um convite para participar de um processo seletivo ou uma ação de marketing, com objetivo em reforço de marca, negócios, oportunidades, etc.

Alinhamento com a cultura da empresa

O alinhamento com a cultura é o sonho de cada líder e o maior desafio do RH. Afinal, quem não quer um time de embaixadores da cultura organizacional?

Quando combinado com outras ferramentas, como a avaliação de personalidade, uma entrevista por competências com abordagem focada no engajamento, o inbound recruiting pode garantir esse alinhamento e contribuir para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Outbound Recruiting

O outbound recruiting, também derivado do marketing já é um velho conhecido da área de RH. Com o LinkedIn, perdeu um pouco seu glamour mas continua muito eficiente na hora de encontrar e contratar bons profissionais.

O outbound recruiting nada mais é do que o hunting, realizado pelos famosos headhunters. É a busca ativa por talentos geralmente passivos, compatíveis com determinadas empresas e posições.

Assim como nas áreas de marketing e vendas, a combinação das estratégias de inbound e outbound recruiting transforma o RH em uma verdadeira máquina de atração e boas contratações.

Quem trabalha com marketing digital sabe que os resultados não são imediatos. Utilizar uma ou outra técnica vai depender da necessidade de contratação.

A tendência é achar que o hunting (outbound recruiting) é o caminho mais rápido. No entanto, muitas vezes a contratação pode ser até mais demorada por esse processo. Isso porque é preciso provocar o interesse de forma ativa no candidato. No inbound, o próprio candidato vai se engajando com o tempo a medida que evolui pelas etapas do funil. Sua decisão é mais firme e consistente.

A tecnologia e o pensamento fora da caixa conectam as diversas metodologias existentes criando formas de trabalho e diversas oportunidades para empreender e se adaptar às tendências do futuro do trabalho.

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