Inbound Recruiting: RH e Marketing Trabalhando Juntos

inbound-recruiting-work4all
0

INBOUND MARKETING

Faz algum tempo que a área de RH deixou de ser considerada uma área de staff. Ela subiu no organograma e passou a ser fundamental para as decisões estratégicas das empresas.

Um bom profissional de RH é próximo ao negócio e entende as variáveis de mercado, traçando tendências e utilizando a criatividade para manter as equipes competitivas. Ele faz isso atraindo, engajando, desenvolvendo e reconhecendo seus talentos entre outros desafios da área. Ter uma cultura forte, conectada com a diversidade, com as diferenças entre as gerações e avanço da sociedade é fundamental para isso.

Traçar tendências, conhecer os concorrentes, clientes, tecnologias e transformar tudo isso em dados relevantes é o que as áreas de negócio fazem melhor. Recentemente o RH deixou de apenas falar e passou a transpirar negócio. Nos últimos dois anos avançou bastante no quesito tecnologia e passou a praticar o que todo mundo sabia menos o RH:

“Negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas.”

Se aproximar dos negócios não é mais suficiente. É preciso chegar ao maior número de pessoas possível. Nenhuma ferramenta é mais poderosa para isso do que o marketing digital.

O inbound marketing ou marketing de atração é uma técnica para atrair clientes por meio de conteúdo relevante. É a forma mais eficaz não só para atingir um número maior de pessoas, como de educá-las e engajá-las com uma proposta de valor.  

Atrair, engajar com a cultura ou uma proposta de valor não são funções estratégicas do RH?

INBOUND RECRUITING

Utilizando as mesmas técnicas do inbound marketing (marketing de atração) o inbound recruiting visa atrair candidatos por meio de conteúdos relevantes e conectados com a marca empregadora (employer branding).

Se no inbound marketing as personas correspondem ao perfil ideal de cliente (ICP – Ideal Customer Profile), no inbound recruiting a persona corresponde ao perfil ideal de candidatos.

Com a oferta de conteúdos relevantes em troca de informações, esse candidato vai validando seu perfil. Ele avança por etapas, sendo qualificado como é feito em um funil de marketing. É o mesmo funil adaptado para um processo de recrutamento e seleção.

Eric Holwell – https://business.linkedin.com/talent-solutions/blog/talent-analytics/2018/recruitment-marketing-tools-and-how-to-use-them

O funil de recrutamento permite ao RH medir suas ações de atração e ainda organiza cada etapa do processo seletivo.

As etapas do funil representam a jornada do candidato até o momento de aplicação. Com as etapas organizadas e a jornada definida, o RH pode produzir boas experiências ao candidato, trabalhando cada vez mais e melhor a percepção positiva da marca empregadora.

A Matchbox é uma HRTech super legal, que conhece como ninguém a jornada do candidato, especialmente dos jovens candidatos. Fera em recruitment marketing, programas de estágio e trainee, transforma os processos seletivos em verdadeiros games oferecendo experiências únicas para selecionadores e candidatos.  

Na prática, o inbound recruiting permite que os processos seletivos sejam aplicados em quem realmente deseja fazer parte do seu time. Sem desperdício de tempo da empresa e, principalmente, do candidato.

Quais são os benefícios do inbound recruiting?

 Eficácia no processo

As técnicas de marketing utilizadas no inbound recruiting e no funil de recrutamento melhoram o conceito do banco de talentos. Utilizados durante muitos anos pelos RHs, mas que nunca funcionou realmente.

Mais eficaz que um banco de talentos é um banco de pessoas que desejam a sua marca. A partir daí os processos seletivos finalmente corrigem seu fluxo, iniciando pela convergência de valores e não pelas habilidades técnicas.

Redução de custos

Com um processo mais rápido, menor será o tempo que o RH vai dispor para realizar o recrutamento. Além disso, o recrutamento torna-se uma opção. O resultado deste processo é uma vitrine de pessoas engajadas com a marca – lembrem-se disso! – isso pode resultar em um convite para participar de um processo seletivo ou uma ação de marketing, com objetivo em reforço de marca, negócios, oportunidades, etc.

Alinhamento com a cultura da empresa

O alinhamento com a cultura é o sonho de cada líder e o maior desafio do RH. Afinal, quem não quer um time de embaixadores da cultura organizacional?

Quando combinado com outras ferramentas, como a avaliação de personalidade, uma entrevista por competências com abordagem focada no engajamento, o inbound recruiting pode garantir esse alinhamento e contribuir para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Outbound Recruiting

O outbound recruiting, também derivado do marketing já é um velho conhecido da área de RH. Com o LinkedIn, perdeu um pouco seu glamour mas continua muito eficiente na hora de encontrar e contratar bons profissionais.

O outbound recruiting nada mais é do que o hunting, realizado pelos famosos headhunters. É a busca ativa por talentos geralmente passivos, compatíveis com determinadas empresas e posições.

Assim como nas áreas de marketing e vendas, a combinação das estratégias de inbound e outbound recruiting transforma o RH em uma verdadeira máquina de atração e boas contratações.

Quem trabalha com marketing digital sabe que os resultados não são imediatos. Utilizar uma ou outra técnica vai depender da necessidade de contratação.

A tendência é achar que o hunting (outbound recruiting) é o caminho mais rápido. No entanto, muitas vezes a contratação pode ser até mais demorada por esse processo. Isso porque é preciso provocar o interesse de forma ativa no candidato. No inbound, o próprio candidato vai se engajando com o tempo a medida que evolui pelas etapas do funil. Sua decisão é mais firme e consistente.

A tecnologia e o pensamento fora da caixa conectam as diversas metodologias existentes criando formas de trabalho e diversas oportunidades para empreender e se adaptar às tendências do futuro do trabalho.

Conheça a Work4all e torne-se um empreendedor em recrutamento e seleção trabalhando para as melhores empresas e fazendo o que você ama.

Posts Relacionados

  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/05/cropped-vidadecoworking-236x168.jpeg
    May 16, 2019
    Nutrição do network: como…

    Investir em uma boa nutrição do network pode fazer toda a diferença no seu sucesso como recrutador. Algumas vagas podem surgir rapidamente, com prazo curto..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/05/eugene-chystiakov-1483039-unsplash-baixa-236x168.jpg
    May 16, 2019
    Empreendedorismo em Recursos Humanos:…

    O empreendedorismo é uma tendência marcante para o futuro do mercado de trabalho. Cada vez mais as chances de ter um emprego fixo, com carteira..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/04/daria-nepriakhina-474036-unsplash-1000-236x168.jpg
    Apr 21, 2019
    Você está por dentro…

    O Recursos Humanos é uma das áreas que mais sofre mudanças na empresa. Adaptar-se a elas rapidamente a ponto de liderar as organizações nestes processos..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/02/rh-40-baixa-236x168.jpg
    Feb 21, 2019
    5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE…

    Já estamos em março. Para quem diz que o ano só começa após o carnaval, já pode ir aquecendo os motores e se atualizando em..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/02/people-analytics-baixa-236x168.jpg
    Feb 18, 2019
    People analytics: por que…

    O processo de recrutamento e seleção é um dos mais delicados dentro da rotina do Recursos Humanos. Contratações acertadas são essenciais para o crescimento da..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/01/adult-beautiful-beauty-826349-236x168.jpg
    Jan 8, 2019
    Conheça as várias oportunidades…

    Atualmente, há diversas oportunidades para profissionais de RH atuarem no mercado de trabalho, e essas opções não se concentram apenas na atuação formal dentro de..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/12/engajamento-blog-236x168.jpg
    Dec 15, 2018
    Como identificar chances de…

    Saber avaliar as chances reais de engajamento no processo seletivo pode ajudar a empresa a contratar melhor e diminuir os índices de turnover. Promover o..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/12/freelancer-designer-236x168.jpg
    Dec 13, 2018
    É possível trabalhar de…

    O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência em crescimento no mundo todo. Uma pesquisa divulgada pelo diz que 32,5% da população mundial economicamente..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/11/andrew-neel-609844-unsplash-236x168.jpg
    Nov 24, 2018
    É possível trabalhar de…

    O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência em crescimento no mundo todo. Segundo informação divulgada pelo , 32,5% da população mundial economicamente ativa..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/11/find-right-people-baixa-236x168.jpg
    Nov 21, 2018
    Quanto custa a contratação…

    Acertar na contratação de profissionais é um dos grandes desafios enfrentados por CEOs e pelo RH da empresa. Ter os talentos certos, com as habilidades..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/rh_tecnologia-236x168.png
    Jan 28, 2018
    COMO A TECNOLOGIA ESTÁ…

    Finalmente a área de RH tem a tecnologia para apoiá-lo em seus processos internos. O RH talvez seja uma das últimas áreas a receber aporte..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/AS-NOVAS-FERRAMENTAS-DO-RH-236x168.png
    Nov 5, 2017
    RH ESTRATÉGICO OU AÇÕES…

    A atuação estratégica do RH sempre foi muito questionada. Este movimento ganhou força em 2015 com a publicação de um artigo na escrito por  -..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Summit-1024x341-236x168.png
    Aug 23, 2017
    Inovação – Para onde…

    Nos dias 13, 14 e 15 de agosto aconteceu a UN Global Summit 2017 em São Francisco – Califórnia.  O evento, que acontece anualmente, junta..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/colaboração-1024x546-236x168.jpg
    Jul 13, 2017
    ECONOMIA COLABORATIVA – VOLTAMOS…

    Muitos negócios estão surgindo com base na tal da economia colaborativa. O nome é moderno e de cara as pessoas imaginam uma coisa meio “new..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2015/11/jobline-blog-4-3-236x168.jpg
    Jun 27, 2017
    CULTURA ORGANIZACIONAL – O…

    Uma cultura organizacional forte é o elemento capaz de sustentar grandes empresas em crescimento ou resgatar corporações em momentos de crise. A cultura de uma..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/startup-life-1024x512-236x168.jpg
    May 24, 2017
    Os 6 pontos fundamentais…

    Há muito se fala em Capital Humano. Mas o que realmente isto quer dizer? Muitas empresas falam em capital humano referindo-se aos seus colaboradores. Os..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2015/11/jobline-blog-13-3-236x168.jpg
    May 24, 2017
    7 PASSOS PARA UM…

    Selecionar bons profissionais para trabalhar é uma das principais atividades das empresas. É muito importante que um processo seletivo seja bem conduzido contribuindo para a..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2015/11/jobline-blog-11-3-236x168.jpg
    May 12, 2017
    CONTRATAR É COISA SÉRIA

    Mensalmente o Brasil demite e contrata aproximadamente 5 milhões de profissionais, considerando a rotatividade média brasileira fornecida pela IBGE. Isto acontece independentemente dos quase 15..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/supplychain-236x168.png
    Feb 11, 2017
    Como as empresas tratam…

    A maioria das empresas ainda vive uma relação paradoxal com o mercado de trabalho. O paradoxo está no modo como as empresas aproveitam mal os talentos internos...

    0 Saiba Mais

Deixe seu comentário