O empreendedorismo é uma tendência marcante para o futuro do mercado de trabalho. Cada vez mais as chances de ter um emprego fixo, com carteira assinada, são mais remotas. Gerar a própria fonte de renda será cada vez mais comum. O que poucos sabem é que também há espaço para empreendedorismo em recursos humanos.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este post.

Tendências para o futuro

Abordamos no e-book O Futuro do Trabalho as maiores tendências para o mercado em poucos anos. Dentre as principais características, está o crescimento de iniciativas próprias e o empreendedorismo como solução para o crescimento profissional, em detrimento do vínculo com empresas por longos anos.

Já podemos observar alguns comportamentos que indicam esse novo cenário, como a dificuldade cada vez maior de reter os funcionários da geração Millennial.

Preocupados com o seu próprio desenvolvimento e com a geração de oportunidades de aprendizado, esses jovens dificilmente permanecem por muito tempo na mesma empresa, exceto quando há um plano de carreira dinâmica, rápido e muito bem estruturado.

Para se preparar para os próximos dias, é interessante pensar em um trabalho que possa ser exercido sem a necessidade de um vínculo empregatício.

Crescimento da economia colaborativa

A economia colaborativa ocupa um espaço cada vez maior como oportunidade para pessoas que não conseguem se adequar ao mercado de trabalho ou que possuem uma vasta experiência em empresas renomadas, mas querem assumir o controle da própria carreira.

O mais interessante é que essa nova área de atuação também se estende ao RH. Sim, sabemos que o trabalho de recrutamento é aplicável apenas para empresas, mesmo que de pequeno porte. Mas com a tecnologia e a rapidez da troca de informações que temos atualmente, essa função pode ser terceirizada e feita com qualidade ainda maior e de forma humanizada.

Não se trata de um trabalho impessoal, mas alinhado com as necessidades da empresa, levando em consideração as competências técnicas e o fit cultural exigidos pela empresa, assim como as expectativas do candidato.

As tecnologias disponíveis ajudam na produtividade e na execução de processos seletivos mais dinâmicos, pessoais e com o foco na PESSOA candidato.

Alguns benefícios que o trabalho de recrutamento remoto oferece:

As empresas também se beneficiam porque focam seus esforços no que é realmente importante: desenvolvimento de líderes e fortalecimento da marca empregadora, além da experiência dos candidatos.

Selecionadores remotos ou freelancers podem praticar um network ativo, conhecendo a fundo o comportamento do candidato antes mesmo das habilidades técnicas. Contratar pelo comportamento e pela convergência de valores é algo que as empresa sempre tentaram, mas que nos processos tradicionais fica inviável por conta das diversas outras rotinas administrativas.

Empreendedorismo em Recursos Humanos como solução

Todos sabemos que abrir uma nova empresa custa caro e requer diversos conhecimentos que nem sempre estão à disposição no momento.

Mas existem outras opções para quem quer começar um negócio. O empreendedorismo em recursos humanos é uma alternativa viável para quem tem experiência em recrutamento e seleção de pessoas.

Além de criar uma iniciativa própria para ter uma renda ou complementar seu salário, ao optar pelo empreendedorismo em Recursos Humanos você ajuda outras pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho.

A Work4all oferece uma excelente oportunidade para quem se interessar por esse trabalho, e o melhor: você só precisa de um computador com acesso à internet, e pode fazer suas tarefas de casa ou em um espaço de coworking.

O que é necessário para trabalhar como selecionador remoto?

A alimentação de um bom networking é importante para que o empreendimento em recursos humanos dê certo. Algumas pessoas têm um talento natural para isso, formando uma rede de contatos bem estruturada e, mais importante ainda, mantendo esses contatos ativos.

Se você, em seus anos de experiência, conseguiu fazer um bom network, já está alguns passos à frente e com certeza pode realizar um bom trabalho como selecionador.

Mas essa função conta com outros aspectos importantes: inteligência para compreender as demandas do seu cliente, habilidade para avaliar os candidatos à vaga, entre outras.

Também é um diferencial conhecer um pouco sobre análise de dados. O uso do People Analytics em Recursos Humanos está em crescimento, sendo uma ferramenta para identificar quais são as pessoas ideais para o preenchimento de uma vaga e, com isso, interferir de maneira positiva nos índices de turnover das empresas.

Se você considera a ideia de apostar no empreendedorismo em recursos humanos, a Work4all pode ajudar. Com a nossa plataforma, você pode trabalhar de onde quiser e tem acesso a vagas qualificadas e bem descritas das melhores empresas.

A melhor parte é que cuidamos de toda a parte comercial e burocrática, assim você consegue manter o foco na construção de relacionamentos e recrutamento.

Entre em contato conosco, conheça as nossas oportunidades para trabalho remoto e empreendedorismo em recursos humanos e invista no seu desenvolvimento!

Mais artigos e notícias.