Empreendedorismo em Recursos Humanos: você já pensou nisso?

eugene-chystiakov-1483039-unsplash-baixa
0

O empreendedorismo é uma tendência marcante para o futuro do mercado de trabalho. Cada vez mais as chances de ter um emprego fixo, com carteira assinada, são mais remotas. Gerar a própria fonte de renda será cada vez mais comum. O que poucos sabem é que também há espaço para empreendedorismo em recursos humanos.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este post.

Tendências para o futuro

Abordamos no e-book O Futuro do Trabalho as maiores tendências para o mercado em poucos anos. Dentre as principais características, está o crescimento de iniciativas próprias e o empreendedorismo como solução para o crescimento profissional, em detrimento do vínculo com empresas por longos anos.

Já podemos observar alguns comportamentos que indicam esse novo cenário, como a dificuldade cada vez maior de reter os funcionários da geração Millennial.

Preocupados com o seu próprio desenvolvimento e com a geração de oportunidades de aprendizado, esses jovens dificilmente permanecem por muito tempo na mesma empresa, exceto quando há um plano de carreira dinâmica, rápido e muito bem estruturado.

Para se preparar para os próximos dias, é interessante pensar em um trabalho que possa ser exercido sem a necessidade de um vínculo empregatício.

Crescimento da economia colaborativa

A economia colaborativa ocupa um espaço cada vez maior como oportunidade para pessoas que não conseguem se adequar ao mercado de trabalho ou que possuem uma vasta experiência em empresas renomadas, mas querem assumir o controle da própria carreira.

O mais interessante é que essa nova área de atuação também se estende ao RH. Sim, sabemos que o trabalho de recrutamento é aplicável apenas para empresas, mesmo que de pequeno porte. Mas com a tecnologia e a rapidez da troca de informações que temos atualmente, essa função pode ser terceirizada e feita com qualidade ainda maior e de forma humanizada.

Não se trata de um trabalho impessoal, mas alinhado com as necessidades da empresa, levando em consideração as competências técnicas e o fit cultural exigidos pela empresa, assim como as expectativas do candidato.

As tecnologias disponíveis ajudam na produtividade e na execução de processos seletivos mais dinâmicos, pessoais e com o foco na PESSOA candidato.

Alguns benefícios que o trabalho de recrutamento remoto oferece:

  • Mobilidade de horário;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Maior comodidade;
  • Diminuição do estresse;
  • Possibilidade de aumento de renda.

As empresas também se beneficiam porque focam seus esforços no que é realmente importante: desenvolvimento de líderes e fortalecimento da marca empregadora, além da experiência dos candidatos.

Selecionadores remotos ou freelancers podem praticar um network ativo, conhecendo a fundo o comportamento do candidato antes mesmo das habilidades técnicas. Contratar pelo comportamento e pela convergência de valores é algo que as empresa sempre tentaram, mas que nos processos tradicionais fica inviável por conta das diversas outras rotinas administrativas.

Empreendedorismo em Recursos Humanos como solução

Todos sabemos que abrir uma nova empresa custa caro e requer diversos conhecimentos que nem sempre estão à disposição no momento.

Mas existem outras opções para quem quer começar um negócio. O empreendedorismo em recursos humanos é uma alternativa viável para quem tem experiência em recrutamento e seleção de pessoas.

Além de criar uma iniciativa própria para ter uma renda ou complementar seu salário, ao optar pelo empreendedorismo em Recursos Humanos você ajuda outras pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho.

A Work4all oferece uma excelente oportunidade para quem se interessar por esse trabalho, e o melhor: você só precisa de um computador com acesso à internet, e pode fazer suas tarefas de casa ou em um espaço de coworking.

O que é necessário para trabalhar como selecionador remoto?

A alimentação de um bom networking é importante para que o empreendimento em recursos humanos dê certo. Algumas pessoas têm um talento natural para isso, formando uma rede de contatos bem estruturada e, mais importante ainda, mantendo esses contatos ativos.

Se você, em seus anos de experiência, conseguiu fazer um bom network, já está alguns passos à frente e com certeza pode realizar um bom trabalho como selecionador.

Mas essa função conta com outros aspectos importantes: inteligência para compreender as demandas do seu cliente, habilidade para avaliar os candidatos à vaga, entre outras.

Também é um diferencial conhecer um pouco sobre análise de dados. O uso do People Analytics em Recursos Humanos está em crescimento, sendo uma ferramenta para identificar quais são as pessoas ideais para o preenchimento de uma vaga e, com isso, interferir de maneira positiva nos índices de turnover das empresas.

Se você considera a ideia de apostar no empreendedorismo em recursos humanos, a Work4all pode ajudar. Com a nossa plataforma, você pode trabalhar de onde quiser e tem acesso a vagas qualificadas e bem descritas das melhores empresas.

A melhor parte é que cuidamos de toda a parte comercial e burocrática, assim você consegue manter o foco na construção de relacionamentos e recrutamento.

Entre em contato conosco, conheça as nossas oportunidades para trabalho remoto e empreendedorismo em recursos humanos e invista no seu desenvolvimento!

Posts Relacionados

  • Dec 11, 2019
    Tecnologia e mudanças no…

    As mudanças no trabalho do futuro podem deixar algumas pessoas preocupadas, mas representam novas oportunidades para muitas outras. A tendência da queda do vínculo empregatício..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/06/daniel-thurler-520531-unsplash-400-236x168.jpg
    Jun 25, 2019
    Inbound Recruiting: RH e…

    INBOUND MARKETING Faz algum tempo que a área de RH deixou de ser considerada uma área de staff. Ela subiu no organograma e passou a..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/05/cropped-vidadecoworking-236x168.jpeg
    May 16, 2019
    Nutrição do network: como…

    Investir em uma boa nutrição do network pode fazer toda a diferença no seu sucesso como recrutador. Algumas vagas podem surgir rapidamente, com prazo curto..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/04/daria-nepriakhina-474036-unsplash-1000-236x168.jpg
    Apr 21, 2019
    Você está por dentro…

    O Recursos Humanos é uma das áreas que mais sofre mudanças na empresa. Adaptar-se a elas rapidamente a ponto de liderar as organizações nestes processos..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/02/rh-40-baixa-236x168.jpg
    Feb 21, 2019
    5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE…

    Já estamos em março. Para quem diz que o ano só começa após o carnaval, já pode ir aquecendo os motores e se atualizando em..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/02/people-analytics-baixa-236x168.jpg
    Feb 18, 2019
    People analytics: por que…

    O processo de recrutamento e seleção é um dos mais delicados dentro da rotina do Recursos Humanos. Contratações acertadas são essenciais para o crescimento da..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2019/01/adult-beautiful-beauty-826349-236x168.jpg
    Jan 8, 2019
    Conheça as várias oportunidades…

    Atualmente, há diversas oportunidades para profissionais de RH atuarem no mercado de trabalho, e essas opções não se concentram apenas na atuação formal dentro de..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/12/engajamento-blog-236x168.jpg
    Dec 15, 2018
    Como identificar chances de…

    Saber avaliar as chances reais de engajamento no processo seletivo pode ajudar a empresa a contratar melhor e diminuir os índices de turnover. Promover o..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/12/freelancer-designer-236x168.jpg
    Dec 13, 2018
    É possível trabalhar de…

    O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência em crescimento no mundo todo. Uma pesquisa divulgada pelo diz que 32,5% da população mundial economicamente..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/11/andrew-neel-609844-unsplash-236x168.jpg
    Nov 24, 2018
    É possível trabalhar de…

    O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência em crescimento no mundo todo. Segundo informação divulgada pelo , 32,5% da população mundial economicamente ativa..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/11/find-right-people-baixa-236x168.jpg
    Nov 21, 2018
    Quanto custa a contratação…

    Acertar na contratação de profissionais é um dos grandes desafios enfrentados por CEOs e pelo RH da empresa. Ter os talentos certos, com as habilidades..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/rh_tecnologia-236x168.png
    Jan 28, 2018
    COMO A TECNOLOGIA ESTÁ…

    Finalmente a área de RH tem a tecnologia para apoiá-lo em seus processos internos. O RH talvez seja uma das últimas áreas a receber aporte..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/AS-NOVAS-FERRAMENTAS-DO-RH-236x168.png
    Nov 5, 2017
    RH ESTRATÉGICO OU AÇÕES…

    A atuação estratégica do RH sempre foi muito questionada. Este movimento ganhou força em 2015 com a publicação de um artigo na escrito por  -..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Summit-1024x341-236x168.png
    Aug 23, 2017
    Inovação – Para onde…

    Nos dias 13, 14 e 15 de agosto aconteceu a UN Global Summit 2017 em São Francisco – Califórnia.  O evento, que acontece anualmente, junta..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/colaboração-1024x546-236x168.jpg
    Jul 13, 2017
    ECONOMIA COLABORATIVA – VOLTAMOS…

    Muitos negócios estão surgindo com base na tal da economia colaborativa. O nome é moderno e de cara as pessoas imaginam uma coisa meio “new..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2015/11/jobline-blog-4-3-236x168.jpg
    Jun 27, 2017
    CULTURA ORGANIZACIONAL – O…

    Uma cultura organizacional forte é o elemento capaz de sustentar grandes empresas em crescimento ou resgatar corporações em momentos de crise. A cultura de uma..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/startup-life-1024x512-236x168.jpg
    May 24, 2017
    Os 6 pontos fundamentais…

    Há muito se fala em Capital Humano. Mas o que realmente isto quer dizer? Muitas empresas falam em capital humano referindo-se aos seus colaboradores. Os..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2015/11/jobline-blog-13-3-236x168.jpg
    May 24, 2017
    7 PASSOS PARA UM…

    Selecionar bons profissionais para trabalhar é uma das principais atividades das empresas. É muito importante que um processo seletivo seja bem conduzido contribuindo para a..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2015/11/jobline-blog-11-3-236x168.jpg
    May 12, 2017
    CONTRATAR É COISA SÉRIA

    Mensalmente o Brasil demite e contrata aproximadamente 5 milhões de profissionais, considerando a rotatividade média brasileira fornecida pela IBGE. Isto acontece independentemente dos quase 15..

    0 Saiba Mais
  • https://work4all.com.br/wp-content/uploads/2018/10/supplychain-236x168.png
    Feb 11, 2017
    Como as empresas tratam…

    A maioria das empresas ainda vive uma relação paradoxal com o mercado de trabalho. O paradoxo está no modo como as empresas aproveitam mal os talentos internos...

    0 Saiba Mais

Deixe seu comentário