É possível trabalhar de casa com RH?

 

O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência em crescimento no mundo todo. Segundo informação divulgada pelo Estadão, 32,5% da população mundial economicamente ativa está envolvida nesse modelo de trabalho, o que representa 1 bilhão de pessoas que aderiram ao modelo. No Brasil, a estimativa é que 12 milhões de pessoas atuem em regime home office.

Há uma série de possibilidades de trabalho em casa, que podem ser realizados apenas com o uso de uma linha telefônica, computador e internet: redator, assistente administrativo, design, tradução, etc.

O que pouca gente sabe é que também é possível trabalhar de casa com RH. Acompanhe o post para saber mais!

Vantagens do trabalho home office

A adesão ao trabalho remoto oferece uma série de vantagens para os profissionais. Vamos falar com mais detalhes sobre cada uma?

Maior qualidade de vida

Desgaste provocado pelo deslocamento, trânsito, horários fixos que ocupam o dia todo, stress, cansaço físico e emocional — todos são sintomas da rotina que o trabalho alocado exige dos profissionais.

Ao optar pelo trabalho em casa, você consegue ter mais contato com sua família, exercer suas funções de um ambiente mais confortável, evitar o desgaste que o trânsito em horários de rush provoca… Há uma série de benefícios que vão aumentar sua qualidade de vida e que terão reflexo não só na sua saúde e bem estar, mas também nos resultados do seu trabalho.

Mobilidade de tempo

Não raro, precisamos resolver alguns probleminhas pessoais que só podem ser solucionados em horário comercial, não é mesmo? Aquela conversa com o gerente de banco, buscar os filhos na escola, tirar o passaporte para a viagem de fim de ano, etc.

Muitas coisas já podem ser concluídas online, mas às vezes é necessário sair do trabalho para resolver questões específicas. E todos conhecemos o desconforto de pedir essa saída extra ao chefe ou até mesmo de conciliar a vida profissional com outras atividades.

Nesse ponto, o regime home office é seu maior aliado. Você será capaz de organizar seus horários e atividades para que consiga dar conta dessas questões pontuais sem que isso prejudique seu trabalho.

Comodidade e conforto

É interessante pensar que a sua estação de trabalho está próxima e que você não precisa enfrentar o dia em um salto alto ou em uma gravata. Um dos maiores atrativos do trabalho remoto é a possibilidade de exercer suas funções em um local mais cômodo, próximo e sem a necessidade de um dress code muito rígido.

Vale lembrar que, nesse caso, é importante que haja um equilíbrio. Procure estabelecer um espaço da casa para realizar suas funções. Deixar o pijama e se vestir para o trabalho, mesmo sem usar trajes tão formais, também ajuda a criar uma rotina produtiva, além de deixar você pronto para uma conferência por Skype. O que vai fazer seu trabalho home office funcionar é a disciplina e o equilíbrio.

Como trabalhar de casa com RH

Todas essas facilidades que a tecnologia proporciona também estão ao alcance de quem pensa em trabalhar de casa com RH. Alguns profissionais atuam com People Analytics, por meio da análise de dados que vão contribuir para uma atuação mais estratégica do RH e auxiliando para que a gestão de pessoas seja mais eficiente. Outros trabalham com recrutamento e seleção de pessoas — solução ideal para você que já possui experiência na área e conta com um bom network.

Muitas vezes, excelentes profissionais não são contratados pelas empresas, mas podem desempenhar um trabalho acima da média em outros lugares. Com expertise e treinamento especializado, você pode colaborar com essas pessoas, ajudando-as na recolocação no mercado de trabalho e também com a empresa, que terá o candidato ideal preenchendo uma vaga importante. Além disso, ao trabalhar de casa com RH, você poderá contar com uma renda extra que vai ajudar a ter uma vida melhor e a realizar seus sonhos.

Aos poucos, o RH também assume uma participação maior no conceito de economia colaborativa e de modelos disruptivos de trabalho. Ao ter a responsabilidade de recrutar talentos remotamente, além de ampliar seus contatos profissionais que antes eram limitados por barreiras físicas, você sai na frente em relação ao mercado e já começa a experimentar como é trabalhar de casa com RH.

Lembre-se que o regime home office está em franco crescimento e deve ter uma adesão maior por profissionais e organizações nos próximos anos.

Ficou interessado em saber mais como trabalhar de casa com RH? Visite o site da Work4All e saiba mais sobre o trabalho de selecionador.