Conheça as várias oportunidades para profissionais de RH

Atualmente, há diversas oportunidades para profissionais de RH atuarem no mercado de trabalho, e essas opções não se concentram apenas na atuação formal dentro de empresas. Com as mudanças nesse setor, as transformações na administração de funcionários e o uso massivo da tecnologia, o RH amplia o leque de chances para as pessoas que querem trabalhar com esse aspecto tão importante para o crescimento das organizações.

Neste post, falamos um pouco mais sobre as mudanças nessa profissão e apresentamos as oportunidades para quem é da área. Acompanhe!

A área de Recursos Humanos passa por mudanças

O setor de RH assumiu uma abordagem muito mais estratégica. Se antes os funcionários perdiam muito tempo com tarefas ligadas ao Departamento Pessoal — folhas de pagamento, cálculos de horas extras, controle de banco de horas, entre outros — hoje os especialistas estão mais voltados à valorização dos funcionários.

A importância dada à gestão de pessoas e ao aproveitamento de suas habilidades em prol do desenvolvimento da empresa muda totalmente a abordagem e o estilo de trabalho do RH. Tarefas como recrutamento e seleção, realização de avaliações de desempenho, criação e manutenção do clima organizacional têm um peso enorme.

O RH atua hoje como braço direito da diretoria e ajuda na tomada de decisões, fornecendo uma visão mais completa dos recursos que a empresa tem em relação aos colaboradores e como manejar isso da melhor forma.

Com essas mudanças, as oportunidades para profissionais de RH foram ampliadas, mas as exigências também são outras. Não é mandatório uma formação em psicologia. Pessoas com diploma em administração, direito e engenharia podem trabalhar na área, desde que busquem os conhecimentos necessários para atuar no setor.

Como os profissionais de RH podem atuar

As oportunidades para profissionais de RH são multiplicadas, graças à riqueza de funções que eles podem desempenhar. Com o foco voltado ao engajamento e melhoria dos resultados obtidos pela empresa, o departamento agora tem uma série de atividades que podem ser desenvolvidas. São elas:

  • Realizar a seleção e recrutamento de funcionários;
  • Desenvolver treinamentos;
  • Cuidar do clima organizacional;
  • Realizar avaliações de desempenho;
  • Montar planos de carreira;
  • Certificar-se do cumprimento dos direitos trabalhistas;
  • Melhorar a comunicação interna.

Vale lembrar que buscar conhecimento e especialização na área de interesse deixa a pessoa ainda mais apta a exercer a função e mais atualizada sobre mudanças e novas tecnologias que influenciam a rotina diária de trabalho.

Oportunidades para profissionais de RH

O mercado de trabalho oferece oportunidades para os profissionais de RH que alcançam todos os níveis de carreira, de estagiários a diretores, passando por profissionais liberais. Conheça algumas das opções:

Estágio em Recursos Humanos

Uma ótima oportunidade para quem quer dar o pontapé inicial na carreira durante os estudos. O estagiário em RH pode começar a aplicar o que aprende na faculdade e acompanhar a rotina de trabalho no setor, dando suporte no processo de seleção de talentos e organização de treinamentos.

Assistente de Recursos Humanos

Com a graduação, o profissional pode assumir responsabilidades maiores dentro da função, como a administração dos processos de recrutamento, acompanhamento de rescisões, integração de funcionários, etc.

Analista de Recursos Humanos

Dentro do cargo de analista, o responsável assume os processos de seleção de talentos e contratação, alterações de cargo, demissões e todas as atividades que envolvem mudanças no quadro de funcionários. O analista também pode desenvolver treinamentos e analisar resultados para a implantação de mudanças.

Gerente em Recursos Humanos

O gerente administra todas as atividades relacionadas ao RH da empresa. Ele tem contato direto com o departamento jurídico da empresa e responde pelas estratégias do setor para melhores contratações e aproveitamento do capital humano da empresa. O gerente em RH também conduz pesquisas e ações voltadas para o clima organizacional e implantação de plano de carreira.

Selecionador freelancer

Também há oportunidades para profissionais de RH que desejam trabalhar como freelancer, seja para ter mais liberdade ou uma renda a mais. É possível atuar como selecionador, ajudando a localizar os talentos ideais para preenchimento de vagas. Esse trabalho ainda dá liberdade para trabalhar de onde o profissional quiser, usando sua experiência e network para ajudar empresas com dificuldades em encontrar o perfil de funcionários ideal.

Sabendo das oportunidades para profissionais de RH, você pode entrar agora no site da Work4All e saber mais sobre o trabalho de selecionador freelancer e como iniciar nessa carreira!