Como identificar chances de engajamento no processo seletivo

Saber avaliar as chances reais de engajamento no processo seletivo pode ajudar a empresa a contratar melhor e diminuir os índices de turnover.
Promover o engajamento é um dos desafios que a liderança e o RH enfrentam. Contar com funcionários envolvidos verdadeiramente no trabalho é um dos aspectos que ajudam no crescimento da empresa. Porém, essa motivação não é trabalhada só após a contratação — há a possibilidade de identificar as chances de engajamento no processo seletivo, escolhendo profissionais que se enquadrem com o cultural fit da empresa.
Saiba como fazer um recrutamento com foco no engajamento com a ajuda deste post.

Por que identificar as chances reais de engajamento no processo seletivo?

Ao realizar uma entrevista com foco no comportamento do candidato, você busca por pessoas que compartilhem dos mesmos conceitos sobre trabalho e relacionamentos profissionais que são defendidos pela organização.
O desafio é encontrar pessoas que vão se sentir confortáveis na sua empresa e possam acrescentar valores que vão além das competências técnicas.
Contratar profissionais que não se encaixam na cultura da empresa não só prejudica o desempenho, como afeta o engajamento de toda a equipe e, cedo ou tarde, acarreta uma demissão, seja ela por iniciativa da empresa ou do próprio funcionário.

Quais estratégias podem ser usadas durante o recrutamento?

Destacamos algumas práticas que ajudam a realizar uma seleção de pessoas que se encaixam no cultural fit da empresa:

Capriche na descrição da vaga

Tudo começa com uma boa descrição da vaga. Ao falar sobre a empresa, enfatize os pontos principais da cultura organizacional: é um lugar com uma cultura jovem ou tradicional? Quais são os principais valores da organização? O que busca nos funcionários?
Essa definição vai dar uma ideia de como é o cultural fit da companhia já no próprio anúncio, ajudando a atrair profissionais com características comportamentais em comum.

Avalie a interação com outras pessoas

Entrevistas e dinâmicas em grupo são excelentes técnicas para perceber como o profissional se comporta quando precisa compartilhar informações e trabalhar em conjunto.
Também é uma maneira de perceber a postura do candidato dentro de um ambiente corporativo ou de competição.
Entender um pouco como o candidato se comporta e como lida com pessoas e conflitos vai ajudar o recrutador a entender se há possibilidade de engajamento no processo seletivo.

Use técnicas apuradas para entrevistas

Para um processo seletivo de sucesso, é importante que o recrutador tenha uma experiência sólida para conseguir avaliar a história pregressa do candidato, conhecendo seus objetivos para o futuro e o que relata dos empregos anteriores.
A aplicação de testes comportamentais também é bem vinda, assim como a avaliação do contexto sociocultural no qual o profissional se enquadra.

Questione sobre projetos e atividades que encantem o candidato

Uma ferramenta importante para avaliar o engajamento no processo seletivo é identificar o que faz o olho do profissional brilhar. Para isso, pergunte sobre projetos dentro e fora do trabalho que ele considera estimulantes e aos quais ele procura dedicar seu tempo.
Se essas atividades guardarem similaridades com a função que o candidato vai exercer na empresa, é muito provável que ele terá uma motivação genuína ao realizar seu trabalho.

Quais tópicos devem ser valorizados durante a entrevista?

Alguns aspectos podem ser avaliados para apurar as tendências comportamentais e checar as possibilidades de engajamento no processo seletivo. Selecionamos alguns deles:

  • O candidato se sente mais à vontade trabalhando sozinho ou em equipe;
  • Consegue falar sobre seu papel dentro de um time;
  • Demonstra tranquilidade quando questionado sobre seu relacionamento com colegas e chefes;
  • Lembra-se do grupo ao relatar sucesso em projetos anteriores
  • Quando perguntado, cita um perfil de liderança que acredita ser mais eficiente, compatível com o que é realizado na empresa;
  • É capaz de citar pontos positivos dos ambientes de trabalho pelos quais já passou.

Vale ressaltar que não existe comportamento certo ou errado, mas sim o que mais se encaixa dentro dos valores praticados dentro da empresa.
Lembre que não existe candidato pronto ou ideal. Algumas competências técnicas podem ser desenvolvidas durante o trabalho, assim como algumas adaptações comportamentais. O mais importante durante a seleção é identificar se o profissional apresenta em seu perfil pontos similares com os da organização e, a partir disso, outros aspectos podem ser lapidados.
A identificação das chances de engajamento no processo seletivo deve ser uma ferramenta a mais para ajudar na escolha dos melhores profissionais.
Aproveite para conferir o post que preparamos com 7 passos para realizar um bom recrutamento na empresa!

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